TRT-18 divulga Relatório de Iniciativas do primeiro semestre de 2023

Publicado em: 30/08/2023
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Arte gráfica com fundo cinza. No canto superior direito, há o texto "Relatório de Iniciativas 2023 Primeiro Semestre" na cor azul-escuro. No centro, cinco círculos ilustram a imagem. Dentro do círculo laranja, a foto das mãos de uma mulher sobre um teclado de computador. Dentro do círculo verde, a foto do desembargador-presidente Geraldo Nascimento. Nos círculos azuis, as fotos da fachada do Fórum Trabalhista de Goiânia e das mãos de um homem mexendo no celular. No círculo verde-azulado, a foto de homens sentados durante uma reuniãoO TRT-18, por meio da Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica (SGGOVE), divulgou o Relatório de Iniciativas do primeiro semestre de 2023. O documento traz as ações mais relevantes da gestão 2023/2025, integrada pelo desembargador-presidente Geraldo Rodrigues do Nascimento e pelo desembargador vice-presidente Eugênio Cesário Rosa, e mostra o desempenho do Regional nos seis primeiros meses deste ano. Confira abaixo as principais iniciativas realizadas e os resultados alcançados.

TRT Presente

Batizada de “TRT Presente”, a parceria firmada neste ano entre o TRT de Goiás e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) garante a possibilidade de realização de atos relativos a processos trabalhistas em cidades do interior com a utilização de ambientes informatizados dos edifícios do TJGO. Atualmente, a estrutura física da Justiça do Trabalho em Goiás abrange 25 cidades, incluindo Goiânia, com a existência de 18 varas na capital, 30 varas no interior e 3 postos avançados. Com esse projeto, o atendimento foi estendido a outras 153 cidades, utilizando salas da Justiça estadual.

Sistemas

Uma das novidades do primeiro semestre foi a substituição do Sisdoc pelo Proad, atendendo a Resolução do CSJT nº 239/2019. O Proad é o sistema nacional único para controle de processos administrativos virtuais e Ouvidoria. Essa ferramenta possui integração com o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGEP), o Sistema de Assentamentos Funcionais (SAF) e o Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT).

Outro sistema de destaque é o Confiteor. Ele é uma ferramenta para análises automatizadas em grandes volumes de informações, principalmente no tratamento de dados financeiros obtidos por meio do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba). Com o uso do Confiteor, foi observado um aumento da efetividade da execução.

Gestão de pessoas

Para registrar elogios, sugestões ou reclamações relacionados aos serviços prestados pela Secretaria de Gestão de Pessoas e pela Divisão de Gestão de Magistrados, as duas unidades disponibilizaram um formulário na intranet para o público interno. Ele é uma das ações da iniciativa “Conversando com a SGPe”, referente à diretriz 11 do Plano Intraorganizacional de Gestão de Pessoas do TRT-18 2023-2026, “Realizar pesquisas acerca da qualidade e da satisfação dos serviços prestados pela Gestão de Pessoas, implementando as ações necessárias”.

Tecnologia

Na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), foi finalizada a nova rede de dados do interior do estado, resultando em uma conexão à internet cinco vezes mais rápida. Em todas as unidades do interior foram instalados links IP, permitindo que o tráfego com a internet seja feito diretamente do local, sem necessidade de passar pela sede em Goiânia, como acontecia antes.

Segurança da informação

Na área de proteção de dados pessoais, a Coordenadoria de Segurança da Informação coordenou a implantação de um subconjunto de medidas voltadas ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). Essa ação provocou uma elevação de 0,75 para 0,87 no Índice de Conformidade com a Privacidade e Proteção de Dados dos Usuários (ICPPDU-CSJT), além da percepção de redução de riscos à privacidade.

Conciliação

Referência em conciliação, o TRT-18 está ampliando suas atividades relativas ao atendimento nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs). Uma das prioridades da atual gestão é a redução do acervo de processos que tramitam no segundo grau. Para isso, foi implementado o Cejusc do 2º Grau. A unidade foi inaugurada no dia 22 de maio, durante a abertura da 7ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.

Administração

Com a aprovação do Plano Intraorganizacional de Orçamento e Finanças, foram estabelecidas iniciativas planejadas e alinhadas à Estratégia Nacional e ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho para a área de orçamento, finanças e contratações. As ações são previstas para o período de 2021 a 2026 e buscam o aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira.

Também foi aprovado o Plano Anual de Gestão de Riscos – 2023. Ele foi estabelecido para a realização das atividades de gestão de riscos neste ano, levando em consideração processos de negócio prioritários do TRT-18.

O relatório traz destaque para o início do desdobramento da estratégia na área administrativa. Com isso, houve o alinhamento de metas e objetivos, maior eficiência operacional, melhoria na tomada de decisões, aumento da produtividade e crescimento sustentável.

Infraestrutura física

Pensando em proporcionar melhoria nas condições de trabalho de magistrados e servidores, está sendo realizada a reforma do piso elevado do Fórum Trabalhista de Goiânia. Já foram trocados os pisos dos 1º, 3º e 7º andares do prédio e o 8º andar já teve 80% da reforma concluída.

Confira a íntegra do Relatório de Iniciativas do primeiro semestre de 2023.

TM/WF
Comunicação Social/TRT-18, com informações da Secretaria-Geral de Governança e Gestão Estratégica

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