Estudantes se interessam pelo programa Jovem Aprendiz durante evento do TJC
Mais uma edição do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) foi realizada, desta vez na Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes na sexta-feira (26). O evento contou com a presença de magistrados e servidores responsáveis pelo programa, além de interações com as crianças e distribuição de brindes. O Programa TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que visa a conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão, a integração do Judiciário com a sociedade e promover a qualificação do exercício da cidadania.
O evento teve início na manhã de sexta-feira, com atividades para os estudantes. Na solenidade de abertura, a diretora da escola, Hosana Santos, ressaltou que o projeto foi pensado e implantado na escola para os alunos e seus familiares. O desembargador Wellington Peixoto, conselheiro e vice-presidente do IGT, mencionou que “o que temos hoje aqui é uma aula de cidadania”.
Também estiveram presentes no evento a juíza do trabalho e coordenadora regional do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, Laiz Alcântara, a secretária-geral do IGT e coordenadora do projeto Thaynnara Ferro, a juíza e gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil Antônia Helena Gomes Borges Taveira, o presidente da Amatra 18, juiz Cleidimar Almeida, e a juíza titular da Vara do Trabalho de Jataí, Fernanda Ferreira.
A programação do evento se iniciou com a distribuição da bebida “Pirakids”, da indústria de laticínios Piracanjuba, para os alunos. Em seguida, os alunos assistiram à peça teatral “Segurança é vida”, dirigida por Samuel Baldani e encenada pela atriz Andreza Moura. A apresentação fala sobre acidentes de trabalho e como eles podem ser evitados, ressaltando principalmente a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Após a apresentação, houve um sorteio com brindes da marca de alimentos Imperador. Depois, uma foto foi tirada com todos os presentes na ação do TJC e, por fim, as crianças receberam um lanche completo, que incluiu combos de sanduíche, refrigerante e batata frita da HADCO (McDonalds).
O Programa TJC é realizado em Goiás pela Associação da Magistratura do Trabalho da 18° Região (Amatra-18), com correalização do Instituto de Direito do Trabalho (IGT) e Ministério Público do Trabalho (MPT). As empresas Piracanjuba e HADCO são patrocinadoras do projeto, o qual tem como entidades parceiras o TRT-18, a prefeitura de Goiânia, a Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Governo Federal, o Sebrae, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, o CIEE, o CESAM-GO, a OSCEIA, o ESPRO, o SEST, o SENAT, o SENAC e a OVG.
Confira aqui a galeria de fotos do primeiro dia do programa
Visita no sábado
No dia seguinte, a mesma escola recebeu uma extensão do programa TJC, sob coordenação do IGT. Os familiares dos alunos foram convidados para participarem da ação, além de pessoas próximas na faixa etária de 14 a 24 anos para cadastramento nas vagas de jovem aprendiz. Dentre as atividades, que ocorreram entre 9h e 11h, as entidades formadoras envolvidas realizaram cadastro e encaminhamento dos estudantes e familiares para as vagas de aprendizagem. Além disso, as instituições realizaram oficinas sobre elaboração de curriculum e entrevista para primeiro emprego. O SEBRAE esteve presente com palestras sobre empreendedorismo. Além dessas atividades, houve também treinamento e demonstração do Corpo de Bombeiros de primeiros socorros e combate a incêndios. festival de sorvete.
A diretora da Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes, Hosana Santos, contou que receber o TJC foi muito gratificante. “Na sexta-feira tivemos uma roda de conversa só com os estudantes. E no sábado seus familiares também vieram, o que foi muito bom para a escola e para comunidade em geral”, disse. Santos destacou a animação dos estudantes com o Programa Jovem Aprendiz. “Eles ficaram muito interessados em saber como funciona e como ter acesso ao primeiro emprego”, afirmou Hosana.
Também foram entregues as seguintes cartilhas aos estudantes:
https://turmadamonica.uol.com.br/revistasespeciais/?ed=trabalho-infantil
Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o dicionário jurídico.
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br