Presidente do TRT-18 assume cargo de secretário-geral durante posse da nova diretoria do Coleprecor

Glossário Jurídico
Foto com os três desembargadores que tomaram posse na diretoria do Coleprecor

Nova diretoria do Coleprecor: da esq. para a dir., desembargador-presidente do TRT-18 Daniel Viana Júnior (secretário-geral), desembargador-presidente do TRT do Espírito Santo, Marcello Maciel Mancilha, (presidente), desembargadora-corregedora do TRT de Campinas, Ana Paula Pellegrina (vice-presidente).

A nova diretoria do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) para a gestão 2021/2022 tomou posse na noite desta quarta-feira, 24/11, em solenidade híbrida realizada no Auditório Goyazes, no Complexo Trabalhista de Goiânia. O presidente do TRT do Espírito Santo, desembargador Marcello Maciel Mancilha tomou posse como presidente do Colégio. A corregedora regional do TRT de Campinas, desembargadora Ana Paula Pellegrina, assumiu a vice-presidência e o presidente do TRT de Goiás, Daniel Viana Júnior, o cargo de secretário-geral.

Os magistrados foram eleitos por aclamação durante a 7ª Reunião Ordinária do Coleprecor em outubro deste ano. A instituição é um fórum importante do compartilhamento de boas práticas entre os Tribunais Regionais, bem como importante canal de comunicação com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os empossados cumprirão mandato de um ano.

Foto mostra mesa diretora do evento com desembargadores sentados e um telão com a imagem da ministra do TST, Maria Cristina Peduzzi.

No telão, ministra do TST Maria Cristina Peduzzi faz a abertura oficial do evento

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, fez a abertura oficial da solenidade de posse. Ela destacou os trabalhos desenvolvidos pela gestão anterior em parceria com o CSJT para o aprimoramento dos serviços da Justiça do Trabalho. “Houve uma cooperação muito intensa. A nova direção empossada terá como missão dar continuidade a esse importante trabalho que se renova na Justiça do Trabalho, sempre de forma muito dinâmica e atenta à realidade. Certamente terá sucesso dada a competência dos novos gestores que preservarão essa relação harmoniosa, dialógica e cooperativa entre o Coleprecor e o CSJT”, evidenciou.

Desembargador Leonardo Trajano, ex-presidente do Coleprecor, faz pronunciamento.

Desembargador Leonardo Trajano, ex-presidente do Coleprecor, faz pronunciamento

Em pronunciamento, o desembargador Leonardo Trajano (TRT da Paraíba), que dirigiu a entidade na última gestão, lembrou das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia do coronavírus e reforçou que a atuação do Coleprecor foi centrada nos esforços para manter uma interlocução constante e produtiva com os órgãos superiores, o Congresso Nacional, as associações de classe e o Ministério Público do Trabalho (MPT). “O Coleprecor continuou com a missão de aprimoramento da gestão e governança da Justiça do Trabalho na construção coletiva de soluções para os avanços na prestação jurisdicional e na área administrativa. Compartilhamento de boas práticas e ideias fez e faz parte do nosso cotidiano”, declarou. O magistrado agradeceu à administração do TST e aos colegas desembargadores do Coleprecor.

O vice-presidente da gestão anterior do Coleprecor, desembargador Amarildo de Lima, fez a leitura e assinatura do termo de posse do novo corpo diretivo. O novo presidente do Coleprecor, desembargador Marcello Mancilha, parabenizou e agradeceu o incansável trabalho exercido pela gestão anterior. “O Coleprecor é um fundamental instrumento de união, diálogo e troca de experiências entre os tribunais regionais do trabalho de nosso país”, ressaltou.

Mancilha destacou os impactos da tecnologia no mundo do trabalho e o surgimento de novas modalidades de prestação de serviços, especialmente com o advento da Revolução Industrial 5.0, calcada na nanotecnologia. “Essa troca de informações no Coleprecor nos faz compreender as angústias e tensões de todas as regiões do Brasil, assim como nos brinda com exposição de boas práticas de gestão, possibilitando a implantação nos tribunais”, afirmou. O magistrado ressaltou que o Coleprecor não medirá esforços para estreitar as relações entre os tribunais e o CSJT no intuito de fortalecer a instituição e demonstrar sua importância no contexto da sociedade brasileira. “A entidade será sempre um espaço de acolhimento, de diálogo, de vontade, de proatividade e de trabalho”, finalizou.

Participantes

Foto mostra o auditório Goyazes do TRT de Goiás com pessoas assistindo à solenidade.

Esse foi o primeiro evento híbrido do Coleprecor desde o início da pandemia

Além da ministra Peduzzi, prestigiaram telepresencialmente a solenidade os ministros Luiz Philippe Vieira de Mello Filho (vice-presidente do TST e CSJT), Aloysio Corrêa da Veiga (corregedor-geral da Justiça do Trabalho), Renato de Lacerda Paiva, Lelio Bentes Corrêa, Dora Maria da Costa, Augusto César Leite de Carvalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, Alexandre de Souza Agra Belmonte, Cláudio Mascarenhas Brandão, Douglas Alencar Rodrigues, Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Junior.

Também acompanharam a cerimônia o senador pelo Estado do Espírito Santo Fabiano Contarato, a vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) Luciana Paula Conforti, o presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) Otávio Pinto e Silva, a vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) Fátima Bonassa, os presidentes da Amatra XV e Amatra XVIII respectivamente, os juiz Sérgio Polastro e Fernando Rosseto, o advogado eleito para comandar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás no próximo triênio Rafael Lara Martins e a secretária-geral do TST Carolina da Silva Ferreira. Assistiram, ainda, presencialmente à posse a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Amarylis Vivaqua de Oliveira Gulla, demais presidentes e corregedores que integram o Coleprecor, o ex-presidente do entidade na gestão 2020, desembargador Paulo Pimenta, do TRT-18, e os diretores-gerais dos tribunais trabalhistas.

Texto: Assessoria de Imprensa TRT-15, com adaptações

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.