Como o excesso de doce da vida pode prejudicar a visão? 24 horas observando a diabetes e os reflexos nos olhos

Glossário Jurídico

A vida tem um lado doce. Pode ser experimentado pela visão, pelo tato, pela audição, pelo olfato e, principalmente, pelo paladar. Quem não se encanta com as cores e sabores trazidos pela maravilha do açúcar? Até aquela pessoa que ama um salgado, se rende a um bom doce de tacho. Mas e quando há excesso? Como o corpo responde? O que pode causar? Aliás… está causando. Uma doença crônica que afeta muita gente ao redor do planeta: a diabetes.

Essa doença, que deteriora o pâncreas e torna insuficiente a produção de insulina para o corpo, tem inúmeros reflexos no organismo humano. Um deles está diretamente ligado ao sentido da visão, maculando os olhos. Por isso, é tão importante diagnosticar o quanto antes o diabetes. Ninguém quer perder a visão, né?

Pensando nisso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia promove, desde 2020, uma série de ações para esclarecer os brasileiros sobre os reflexos da diabetes na visão. O Conselho dedica-se, durante o mês de novembro, a explicar as consequências e a prevenção de doenças maculares com o apoio de diversas instituições públicas e privadas no país. 

Fachada do Complexo Trabalhista em Goiânia iluminado de azul

Fachada do Complexo Trabalhista em Goiânia iluminado de azul

A iniciativa é apoiada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18). Além de manter o Complexo Trabalhista iluminado com a cor azul para a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, esse mesmo azul lembrará também a necessidade de se prevenir a diabetes e os reflexos na visão. 

Por isso, a Gerência de Saúde do TRT-18 explicou, resumidamente, o que é a diabetes, qual o tratamento, as complicações mais comuns e como pode afetar os olhos. Role a página. Descubra mais um pouco sobre como equilibrar o doce da vida sem prejudicar a saúde. 

Diabetes

Diabetes, ou diabetes mellitus, é um grupo de doenças nas quais uma pessoa não produz insulina suficiente ou o organismo não responde de forma eficaz à insulina produzida. A insulina é um hormônio que organiza a forma como o açúcar (glicose e derivados) será melhor aproveitado pelas células do corpo. A descompensação eleva os níveis de açúcar no sangue, podendo prejudicar  vasos sanguíneos, órgãos e nervos.

Existem três tipos principais: diabetes tipo 1, resultante da não produção da insulina. Nesse caso o tratamento é feito com injeção ou bomba de insulina. Já a diabetes tipo 2 resulta da resistência à insulina, quando as células não aproveitam adequadamente a insulina para transformar o açúcar em energia. Geralmente, os pacientes são tratados com combinações de dieta, exercício e insulina/medicação oral. E, por último, temos a diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez.

Diagnóstico

A diabetes é uma doença silenciosa que dá dicas sobre a ocorrência. Sede aumentada, frequência de urina e aumento de fome são os sintomas mais comuns. Por isso, é importante a realização de medição da glicose por um médico. 

Infelizmente, a diabetes não tem cura ainda. Apenas um tratamento. O objetivo é manter o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue o mais próximo possível do normal. Isto é conseguido com uma combinação de dieta, exercício e insulina ou medicação oral.

O equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue é importante para minimizar o risco de complicações da diabetes, como doenças oculares, renais, nervosas e vasculares. E é justamente um dano nos vasos capilares (sanguíneos pequenos) que pode afetar os olhos.

Fachada azul do Tribunal trabalhista em Goiânia

Fachada azul do Tribunal trabalhista em Goiânia

Alguns sintomas de que a diabetes já está afetando os olhos são o embaçamento da visão, pelo inchaço do cristalino causando retinopatia; quando acontece um vazamento, trombose ou crescimento anormal dos vasos sanguíneos oculares; catarata, que é uma turvação do cristalino; e o glaucoma.

Um exame oftalmológico é recomendado no momento do diagnóstico e o seu médico recomendará visitas de acompanhamento com base em sua condição. A maioria dos pacientes requer exames oftalmológicos anuais.

Quer saber mais? Clique no link e confira. https://aapos.org/glossary/diabetes-mellitus-and-diabetic-retinopathy

Cristina Carneiro
Comunicação Social com informações da Gerência de Saúde 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.