Correição: VT de Posse atinge todas as metas do CNJ para 2022

Glossário Jurídico

Fachada da Vara do Trabalho de PosseRelativa ao período de 1º de maio de 2022 a 31 de março de 2023, a análise dos dados apontou que a unidade atingiu todas as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2022 e também o percentual referente ao período de 2023. No dia 10 de maio, o desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), Eugênio Cesário, e o diretor de secretaria da corregedoria regional, Fábio Oliveira Borges Júnior, foram recepcionados pela juíza Natália Alves Resende Gonçalves e pelo diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Posse, Leandro Vinícius de Magalhães Rodrigues, para conclusão da correição ordinária.

No exercício de 2022, a unidade recebeu 148 processos e solucionou 157, atingindo 112,9%, no cumprimento da meta 1 (Julgar mais processos que os distribuídos), índice superior ao registrado em 2022. Alcançou o percentual de 107,5% na meta 2 – julgar processos mais antigos – e 112,1% no índice que mede a quantidade de conciliação (meta 3). O maior destaque da correição foi o percentual de 114% no objetivo da meta 5 – reduzir a taxa de congestionamento. O desembargador-corregedor destacou que a taxa de congestionamento líquida da unidade, nas fases de conhecimento e de execução, ficou abaixo dos limites estabelecidos como cláusula de barreira, de 40% e 65%, respectivamente, parabenizando os magistrados e servidores pelo atingimento da meta.

Igest

No Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest), desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do País, a VT de Posse, analisada em nível nacional ficou em 20º lugar, entre 34 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual. No nível estadual, a VT não foi analisada pois não há, no âmbito da 18ª Região da Justiça do Trabalho, outras Varas com a mesma movimentação processual (até 500 processos).

O desembargador-corregedor cumprimentou a unidade pela adoção do procedimento de prolação de sentenças líquidas, em consonância com a Recomendação nº 4/GCGJT. Também cumprimentou e agradeceu a juíza substituta que responde pela titularidade da Vara do Trabalho, bem como todos os servidores da Secretaria, pela valiosa contribuição dada no desempenho do Tribunal em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo CNJ.

Saiba mais

A Vara do Trabalho de Posse possui jurisdição sobre os seguintes municípios: Posse (sede da jurisdição), Alvorada do Norte, Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São Domingos, Simolândia, Sítio D’ Abadia e Teresina de Goiás.

Posse tem 37.924 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021. Está localizado na divisa de Goiás com o estado da Bahia, a 514 km da capital Goiânia. A produção de grãos como soja, milho, algodão e arroz , além da criação de gado, são as atividades econômicas mais importantes. O setor terciário é representado no município pelo comércio em geral, transportadoras, revendas de veículos, máquinas e implementos agrícolas.

Acesse a íntegra da ata da correição da Vara de Trabalho de Posse.

JA/WF

Comunicação Social / TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.