TST inaugura em Itaberaí (GO) primeiro totem interativo da Justiça do Trabalho

Glossário Jurídico

A Justiça do Trabalho quer chegar a todos os rincões do país para ampliar o acesso da população aos serviços prestados. Para atingir essa meta, passará a instalar pontos de acesso aos serviços – totens, em diversas localidades do interior. A primeira cidade a ser contemplada pelo projeto será a goiana Itaberaí. A instalação será nesta quinta-feira (22/9), às 13 horas, no prédio da prefeitura, e contará com a presença do ministro Emmanoel Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do ministro Alberto Balazeiro, do desembargador Geraldo Nascimento, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), da procuradora-chefe da Procuradoria do Estado de Goiás, Daline Barros.

Totens interativosAs próximas cidades contempladas com o acesso aos serviços da Justiça do Trabalho serão a potiguar Macaíba e a baiana Serrinha. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Justiça do Trabalho. “Somos a Justiça Social e como tal, precisamos facilitar o acesso da sociedade e de advogados que moram em cidades distantes, com pouca estrutura. Esse projeto é inovador e nosso objetivo é entregar serviços da Justiça do Trabalho de forma prática e intuitiva, principalmente àquelas pessoas que não têm computador ou acesso fácil à internet,” destaca o ministro Emmanoel Pereira.

Totens

Os totens serão instalados em prefeituras, bancos e outros órgãos públicos, por meio de parcerias com essas instituições. Simples, interativo e de uso intuitivo, o totem digital permite ao usuário realizar diversas consultas, desde o andamento de processo trabalhista até vídeos explicativos sobre a legislação trabalhista.

São informações como localização das Varas do Trabalho, quais são os deveres e direitos dos trabalhadores, de uma forma didática e de fácil compreensão. O totem tem ainda informações sobre os malefícios do trabalho infantil e o papel da Justiça do Trabalho na erradicação desta prática. Oferece, ainda, os canais de denúncia de situações de violência ou de exploração contra a criança. Tudo isso, e muito mais, para aproximar a Justiça do Trabalho da população. Acordos

painel com informações contidas no Totem da Justiça do Trabalho
Na tela “Quero Conciliar”, o cidadão se informa sobre os procedimentos para solicitar a conciliação no processo, além dos contatos dos Centros Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) mais próximos.

Tela do Totem da Justiça do Trabalho, com acesso a Direitos do Trabalhador, Quero Conciliar, Trabalho infantil, saúde e segurança do trabalho, execução trabalhista.

Consulta processual

Em “Consulta Processual” o cidadão pode consultar processos que estão em tramitação, independentemente do local onde ele tramita. Basta inserir o número do processo. Há também a possibilidade de consultar a jurisprudência do TST com busca avançada. Na página “Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas” é possível emitir e validar certidão apenas informando o CPF ou o CNPJ do jurisdicionado.

Fale com a Justiça do Trabalho

Ao clicar em “Fale com a Justiça do Trabalho” o usuário pode fazer denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sem se identificar, conforme a Lei 13.709 de 2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados. Já na pasta “Onde encontrar a Justiça do Trabalho” o usuário tem acesso a informações como: endereço, telefone e e-mail da Vara do Trabalho mais próxima da sua região.

Serviço:

Inauguração Totem Interativo da Justiça do Trabalho
Dia 22/9, às 13h
Local: Prefeitura de Itaberaí (GO), na Praça Balduino da Silva Caldas, S/N, Centro
Contato: Secretário de Comunicação Social do TST, Mateus Ferraz (61 99261.3921), coordenadora de Comunicação Social do TRT-18, Lídia Nercessian.

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Jurídicas, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.