TRT18 participa do lançamento da campanha do MPT de combate ao trabalho infantil

Glossário Jurídico

DSC_1197O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás realizou, na manhã de segunda-feira (5/10), o lançamento da campanha “Com o trabalho infantil, muitos sonhos acabam”, que tem o apoio do TRT de Goiás. A campanha tem o objetivo de fazer um alerta sobre os riscos do trabalho precoce entre crianças e adolescentes, além de chamar a atenção para a importância da educação como única saída na construção de um futuro melhor.

A desembargadora Iara Rios, que é presidente da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil, representou o TRT Goiás no evento e leu o discurso que o presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, faria na abertura da campanha. O presidente teve que cancelar sua participação de última hora devido a reunião de emergência no mesmo horário com engenheiros da obra do Tribunal, que sofreu incêndio, e também para atendimento à imprensa sobre o ocorrido.

 

Da esq. para a dir.: Relações Institucionais, Adnólia Aires, procurador do Trabalho, Tiago Raniere, e desembargadora Iara Teixeira Rios.

Da esq. para a dir.: Relações Institucionais, Adnólia Aires, procurador do Trabalho, Tiago Raniere, e desembargadora Iara Teixeira Rios.

A desembargadora Iara Rios, em seu discurso, destacou o excelente trabalho realizado pelos órgãos e entidades comprometidas com a erradicação do trabalho infantil, o MPT, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a OIT e TRTs, que se destacaram na conscientização da sociedade brasileira sobre a legislação que proíbe o trabalho infantil. “É tempo de investir na educação de qualidade para erradicar o trabalho infantil, retirar os adolescentes da criminalidade e formar mão de obra qualificada para o futuro. É necessário investirmos na bandeira da educação de qualidade com a instituição de ensino em tempo integral, no ensino fundamental e ensino médio”, comentou.
A campanha é uma idealização do MPT em Goiás e conta, além do apoio do TRT Goiás, do apoio do Fórum Goiano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETIGO). Para custear a produção e veiculação da campanha, o MPT reverteu os recursos obtidos em acordos e ações contra empresas que desrespeitaram os direitos dos trabalhadores. No TRT, a web rádio TRT Goiás vai transmitir durante o mês de outubro vários spots de 1 minuto de conscientização sobre os riscos do trabalho precoce para crianças e adolescentes. A rádio pode ser acessada pelo portal do TRT, nesse link.
A veiculação da campanha teve início nesta segunda-feira (5/10) e se estenderá até o final de outubro, em outdoors, jornal, ônibus, painéis de LED, redes sociais, cartazes e panfletos. No dia 12, o MPT vai realizar uma ação temática no Parque Mutirama, com entrega de brindes para as crianças. De acordo com o procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira “o foco da campanha é a educação como política pública efetiva para o combate ao trabalho infantil”.

Veja aqui o discurso do presidente desembargador Aldon Taglialegna.

Seção de Imprensa/DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.