TRT-18 recebe homenagem do MPT-GO pela parceria no projeto de empregabilidade Mais Um Sem Dor

Glossário Jurídico
Foto mostra o desembargador Geraldo Nascimento e o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, de pé, segurando o selo emoldurado. O desembargador veste um terno sobreposto por uma toga e o procurador veste um terno preto, com camisa branca e gravata preta.

Desembargador Geraldo Nascimento recebe o Selo do procurador do Trabalho Tiago Ranieri

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), em Goiás, foi agraciado com o Selo “Mais Um Sem Dor” pela parceria nos últimos cinco anos no projeto de mesmo nome idealizado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). A homenagem foi entregue ao presidente do tribunal, desembargador Geraldo Nascimento, pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri durante a sessão judicial e administrativa realizada na tarde desta terça-feira (12/12) no Plenário Ipê do TRT-18, em Goiânia.

Ao discursar em nome do MPT-GO, o procurador Tiago Ranieri ressaltou que fazia um agradecimento, uma prestação de contas e um reconhecimento da reafirmação da justiça social e distributiva que o Regional Trabalhista tem promovido para além de sua função primordial, que é a pacificação nas relações de trabalho. Lembrou que o projeto nasceu em 2018, com o objetivo principal de formação humana, qualificação técnica e encaminhamento para o mercado formal de trabalho de grupos em extrema vulnerabilidade social e invisibilizados na sociedade, mas que compõem uma diversidade cujo conceito é muito maior que raça, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, origem e nacionalidade. “Muitas vezes chamados de minorias, mas que eu faço questão de denominar de parcela da história da humanidade”, destacou Ranieri.

Foto do Procurador Tiago Ranieri discursando. Trata-se de um homem pardo, de cabelo curto, liso e grisalho. Ele veste um blazer cinza escuro, camisa branca, gravata preta e usa óculos de armação preta. Ele está de pé atrás de um púlpito falando em um microfone de mesa.

Procurador do Trabalho Tiago Ranieri

Falando aos desembargadores, juízes, advogados e demais pessoas presentes, Tiago Ranieri explicou que o projeto acolhe pessoas trans e travestis, em situação de rua e mulheres negras, imigrantes, vítimas de violência doméstica, em situação de privação de liberdade, egressas do sistema prisional, que perderam filhos por morte violenta ou que têm filhos cumprindo medidas socioeducativas, idosas, quilombolas, assentadas e com deficiência. “É em nome de todas elas, dando voz a cada recorte desse, que trago meu muito obrigado a cada desembargador, a cada juiz que tem apoiado o projeto de forma irrestrita com os deferimentos das destinações dos valores de dano moral coletivo”, agradeceu.

Ele fez ainda um agradecimento aos desembargadores Paulo Pimenta, por ter abraçado o projeto em sua gestão, e Daniel Viana Júnior, que deu continuidade à parceria institucional com o MPT no Mais Um Sem Dor. Agradeceu ainda aos procuradores do Trabalho Alpiniano Prado, atual chefe do MPT, Suse Lane Prado, Luís Fabre e Milena Costa pelo apoio.

Foto do desembargador Geraldo Nascimento discursando. Trata-se de um homem branco, de cabelo curto, liso e branco. O magistrado veste um terno sobreposto por uma toga. Ele está de pé atrás de um púlpito falando no microfone de mesa.

Presidente do TRT-18, Geraldo Nascimento

O desembargador-presidente do TRT-18, Geraldo Nascimento, agradeceu ao MPT pelo selo recebido e disse estar honrado em receber a homenagem em nome do tribunal. Nascimento destacou a importância do projeto e lembrou que o tribunal mantém um comitê sobre diversidade, considerando muito importante a integração que o Mais Um Sem Dor promove entre as pessoas por ele atendidas e a sociedade e o mercado de trabalho.

Números 

Tiago Ranieri apresentou números referentes aos últimos cinco anos do projeto. Mais de 2,5 mil pessoas foram qualificadas em mais de 80 cursos ofertados em 22 cidades goianas e mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas indiretamente por integrarem o núcleo familiar dos alunos qualificados. Sobre valores, o procurador do Trabalho registrou que foram investidos R$ 6,5 milhões em qualificação técnica e na aquisição de duas unidades móveis de cozinha-escola. Esse dinheiro é proveniente de dano moral coletivo via condenações judiciais ou termo de ajuste de conduta (TAC).

O procurador registrou que o projeto foi vencedor do prêmio nacional “MPT Diversidade” em 2023 e que as histórias, em poemas ou poesias, de várias turmas que participaram do projeto estão como legado no livro “Sem dor”, que é distribuído gratuitamente pelas escolas públicas do estado para que “cada vez mais, possamos, por meio da educação e da informação, naturalizar e potencializar a diversidade”, frisou.

O Mais Um Sem Dor cumpre seis objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles os que tratam da erradicação da pobreza, da educação de qualidade, da igualdade de gênero, do trabalho decente e crescimento econômico, da redução das desigualdades e da paz, justiça e instituições eficazes.

Além do TRT-18, são parceiros na realização do projeto a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Goiás (Senai-GO). Cerca de 70 empresas já aderiram ao projeto com a oferta de vagas de trabalho às pessoas capacitadas e receberam o selo “Empresa amiga da diversidade”.

Veja mais fotos da solenidade.

Veja também o encarte produzido pelo MPT-GO sobre os cinco anos do projeto.

WF/FV/CG

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.