TRT-18 participa de seminário internacional em Brasília sobre Justiça 4.0

Glossário Jurídico
Presidente do CNJ fazendo abertura do seminário na bancada do CNJ

Presidente do CNJ fazendo abertura do seminário internacional em Brasília

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargador Daniel Viana Júnior, participou nesta terça-feira (29/6) da apresentação do “Programa Justiça 4.0” e do Seminário Internacional “Brasil-União Europeia – Intercâmbio de experiências em e-Justice”. Realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil, o evento reuniu em Brasília membros de todo o Poder Judiciário brasileiro, além de operadores do Direito e público em geral.

Tecnologia x elemento humano

O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, abriu o encontro apresentando a transformação digital em implantação pelo CNJ e as inovações em tecnologia realizadas na atual gestão do Conselho. Além disso, apresentou a experiência do Brasil e dos países europeus em justiça eletrônica, destacando o elemento humano como traço comum da transformação tecnológica do Poder Judiciário, em curso tanto no Brasil como na Europa.

Processos x ganhos sociais

Durante todo o dia, os painéis proporcionaram a troca de experiências e a disseminação da cooperação jurídica internacional no âmbito dos países membros da comunidade europeia. As apresentações enfatizaram os ganhos sociais com a implementação dos processos digitais, principalmente o acesso à Justiça como direito humano, especialmente no Brasil que precisa implementar serviços públicos digitais em grande escala, para atender uma população pluricultural numa extensão territorial continental.

O presidente do TRT de Goiás Daniel Vieira Junior e juiz Cleber Sales

O presidente do TRT de Goiás Daniel Viana Júnior e o juiz Cleber Sales

Troca de experiências

O presidente do TRT de Goiás, Daniel Viana, que foi acompanhado pelo juiz Cleber Sales ao evento, destacou a importância das implementações tecnológicas e da troca de experiências. “É muito importante essa troca de experiência com a União Europeia que, desde 1980, já iniciou procedimentos para informatização do Judiciário’’, ressaltou. Para o desembargador, também é imprescindível uma mudança de cultura para ampliar acesso da população a essas tecnologias, que também coopera para eficiência dos órgãos de justiça.

Programa Justiça 4.0

O Programa Justiça 4.0 disponibiliza novas tecnologias ao sistema judiciário brasileiro com o objetivo de impulsionar a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Para conhecer em detalhes o Programa Justiça 4.0, clique aqui. Para assistir alguns dos painéis apresentados no seminário acesse o canal do CNJ no YouTube.

Jackelyne Alarcão

Comunicação Social – TRT/18, com informações do CNJ

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Jurídicas, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.