Representantes do TRT-18 vão até o IOG para falar sobre enfrentamento ao assédio moral e sexual

Glossário Jurídico
Foto mostrando diversas pessoas reunidas em uma sala de paredes brancas. 29 pessoas estão sentadas em cadeiras da cor bege e três pessoas estão em pé no fundo da sala. Elas estão sorrindo e posando para a foto.

Desembargador Welington Peixoto e psicóloga Marina Cançado com os participantes da palestra realizada no IOG

Na tarde da última sexta-feira, 29/9, o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) recebeu o desembargador Welington Peixoto, coordenador do programa Trabalho Seguro, e a psicóloga Marina Cançado, da Divisão de Saúde do TRT-18, para a realização da palestra “Enfrentamento ao assédio moral e sexual e a discriminação no ambiente de trabalho: novos tempos, desafios antigos”.

Médico Newton Tristão. Trata-se de um homem branco, de cabelos e bigode brancos. Ele usa óculos, jaleco branco e segura uma folha de papel com as mãos. Ao fundo, paredes na cor branca com papéis pregados em um quadro branco

Médico Newton Tristão recepcionando os participantes

O médico Newton Tristão, ortopedista e traumatologista do IOG, deu as boas-vindas aos integrantes do TRT-18 e aos participantes da palestra. Ele ressaltou a necessidade de deixar de naturalizar certas situações que se configuram como assédio moral ou sexual. “Acho que esse tema é muito importante e merece de todos nós uma reflexão”, afirmou o profissional, destacando também o fato da palestra tratar de um tema atual.

Em seguida, o desembargador Welington Peixoto apresentou o programa Trabalho Seguro e a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral. O material foi produzido pela Justiça do Trabalho com o objetivo de manter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável. O magistrado falou da necessidade de oferecer canais para que os trabalhadores possam denunciar casos de assédio.

Desembargador Welington Peixoto. Trata-se de um homem branco de cabelos grisalhos. Ele usa óculos, paletó preto e camisa social branca. Ele está segurando a cartilha de prevenção ao assédio moral

Desembargador Welington Peixoto apresentando a cartilha de prevenção ao assédio

O desembargador finalizou afirmando que “colaboradores, servidores, funcionários são muito importantes para todo tipo de instituição”, além de salientar ser indispensável a manutenção de um ambiente de trabalho isento de qualquer tipo de discriminação. Peixoto agradeceu o convite do IOG para a realização da palestra.

Palestra

A psicóloga Marina Cançado chamou atenção para os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores e falou sobre meio ambiente de trabalho saudável. A especialista abordou o respeito no espaço profissional, um ambiente que ela descreveu como “cada vez mais diverso e que conta com pessoas de diferentes idades, gêneros, cores, pensamentos, entre outros”.

Marina apresentou as diferenças entre assédio moral, sexual e institucional e falou sobre microagressões no trabalho. Ela destacou a necessidade de encorajar a vítima a denunciar o assédio, ressaltando que a instituição precisa agir ao receber a denúncia. A psicóloga alertou que é preciso acolher e não culpar a vítima.

Psicóloga Marina Cançado. Trata-se de uma mulher branca, de cabelos escuros presos em um coque. Ela usa um vestido verde com um cinto preto na cintura.

Psicóloga Marina Cançado durante palestra

Respondendo à dúvida de uma participante da palestra, a profissional explicou a principal diferença entre assédio e importunação sexual. Em casos que envolvam posições hierárquicas diferentes, se trata de assédio sexual. Já entre pessoas de mesmo nível hierárquico, se configura como importunação sexual.

Sobre o IOG

O Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) teve início em 1976, com o objetivo de montar um serviço de excelência em ortopedia e traumatologia. Atualmente, além da formação de profissionais competentes em ortopedia, o IOG tem sido usado também como centro de treinamento para técnicos em diversas áreas.

Confira o álbum de fotos da palestra.

TM/CG
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.