Projeto “longe das ruas, perto dos sonhos” forma nesta segunda, 11, turma de 25 alunos no curso de pedreiro e pintor

Glossário Jurídico

Na manhã desta segunda-feira, 11, foi realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT em Goiás) a cerimônia de formatura dos alunos da segunda edição do projeto “Longe das ruas, Perto dos sonhos”. O projeto ofereceu cursos de pedreiro ou pintor a 25 pessoas em situação vulnerabilidade social (mulheres que sofreram violência doméstica, ex-dependentes químicos e pessoas em situação de rua). A qualificação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Formandos com os certificados de conclusão de curso

Desde o término do curso, que tem carga-horária de 160 horas-aula, estão sendo feitos contatos e entrega de currículos para empresas da área da construção civil, com o intuito de obter vagas de emprego a todos os formandos.

De acordo com o procurador-chefe do MPT em Goiás, Tiago Ranieri, o objetivo é promover formação humana, qualificação profissional e inclusão, no mercado de trabalho formal, de pessoas em situação de rua, de modo a promover o combate à desigualdade social, sempre em busca de uma sociedade mais justa e solidária.

Desembargador Elvecio Moura entrega certificado e kit de ferramentas a uma das formandas

O “Longe das Ruas, Perto dos Sonhos” é promovido pelo MPT-GO em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) e Senai. O custeamento do projeto é obtido por meio de destinação pelo MPT-GO e TRT-GO de parte das multas impostas em ações civis públicas, recursos esses que são de vital importância na realização de tal projeto.

“Longe das Ruas, Perto dos Sonhos” faz parte de uma série de projetos de empregabilidade voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade promovidos pelo MPT-GO e órgãos parceiros. Também fazem parte dessa esteira de projetos o “Cozinha e Voz” e “Costurando Poemas”, integrados por pessoas trans e travestis; e o “Libertando Sonhos”, voltado a reeducandas do sistema prisional.

Estiveram presentes, ainda, na cerimônia, o desembargador do Trabalho Elvecio Moura, a defensora pública do Estado Fernanda Rodrigues, o vice-presidente do Fieg Antonio Almeida, a advogada na área de direito de família e direitos LGBT Chyntia Barcellos, o procurador-regional do trabalho José Marcos Abreu, além de representantes do Senai-GO e familiares dos formandos.

Leia mais: https://www.trt18.jus.br/portal/em-solenidade-marcada-por-emocao-12-alunos-do-projeto-longe-das-ruas-perto-dos-sonhos-recebem-certificado-de-curso-de-pedreiro-e-pintor/?s=longe+das+ruas

Setor de Imprensa/TRT-18 com informações do MPT-GO

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.