Programa Trabalho, Justiça e Cidadania encerra atividades de 2023 com premiação de alunos de escolas públicas

Glossário Jurídico
Foto de todos os participantes da solenidade no auditório do TRT-18. Na imagem, os participantes se espalham agachados e em pé, lado a lado, em torno do auditório.

Alunos e representantes das escolas premiadas posam para foto com os realizadores e patrocinadores do programa TJC

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) encerrou suas atividades do ano de 2023 com uma programação especial realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), em Goiânia, na manhã desta sexta-feira, 17/11. Cerca de 60 alunos e professores de cinco escolas beneficiadas pelo programa conheceram as instalações do TRT, assistiram a uma sessão de julgamento da Primeira Turma e participaram da cerimônia de encerramento da programação do TJC para este ano.

O TJC é um programa da Associação Nacional da Magistratura do Trabalho (Anamatra), com coordenações regionais nos estados. Em Goiás, as atividades são desenvolvidas pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18), em correalização com o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), e em parceria com o TRT-18, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, o Ministério Público do Trabalho (MPT-GO)  e com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. O programa também conta com o apoio de vários patrocinadores que fornecem lanches aos alunos nas escolas visitadas.

Neste ano, seis escolas da rede municipal de ensino de Goiânia foram incluídas na programação do TJC, sendo elas as escolas municipais Pedro Costa de Medeiros, Jesuína de Abreu, Professora Nara do Carmo Rezende Amorim, Pedro Xavier Teixeira e Lions Clube Bandeirantes. O objetivo do programa é disseminar noções de direito do trabalho e cidadania entre os alunos e na comunidade onde vivem. Para isso, o programa conta com o trabalho voluntário de juízes, procuradores e advogados da área trabalhista.

Foto da advogada Thaynnara Ferro ao lado da juíza Laiz Alcântara. Tratam-se de duas mulheres brancas. A advogada Thaynnara possui cabelos longos, ondulados e marrons. A juíza Laiz possui cabelos longos, lisos e preto. As duas se encontram de pé atrás de um púlpito.

Advogada Thaynnara Ferro ao lado da juíza Laiz Alcântara, discursando

A juíza do trabalho Laiz Alcântara ressaltou, em seu discurso, a importância das oportunidades que devem ser agarradas com coragem e esforço. Ela explicou que neste ano o programa decidiu levar aos alunos e a seus familiares oportunidades de cursos, oficinas e vagas de aprendizagem, que foram oferecidos à comunidade aos sábados subsequentes às visitas realizadas às sextas-feiras. A juíza, que coordena o programa pela Amatra18, também agradeceu a todos os magistrados, advogados, procuradores e servidores do TRT-18 que se dedicaram à realização do TJC em 2023.

A advogada Thaynnara Ferro, coordenadora do TJC pelo IGT, destacou que neste ano duas escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram incluídas nas atividades. “São escolas que têm alunos que já estão no mercado de trabalho, que sabem o que é uma carteira de trabalho. “Isso nos emocionou muito porque pudemos responder às dúvidas trabalhistas desses alunos já inseridos no mercado”, relatou.

O presidente do IGT, advogado Gustavo Oliveira, agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a realização do programa, citando, em especial, a parceria com o Ministério do Trabalho, com o Sebrae, com a Organização Não-Governamental Osceia e com o Corpo de Bombeiros de Goiás. “Esse é o programa que mais toca o nosso coração porque a gente sabe que ele é transformador na vida de muitas pessoas”, acrescentou.

O juiz Cleidimar Almeida, presidente da Amatra18, disse aos alunos que não se pode deixar de aplaudir os jovens que trilham o caminho do bem e das boas ações. “Hoje nos reunimos não apenas para homenagear realizações, mas também para reconhecer o potencial dentro de cada um deles para moldar um futuro melhor, construindo um Brasil melhor”, frisou. Ele complementou dizendo que os alunos presentes não são apenas destinatários de prêmios, mas faróis de inspiração para os colegas, para a escola e para a comunidade.

O professor Azésio Barreto, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, expressou gratidão aos juízes, procuradores e advogados voluntários do programa por acreditarem na educação pública. Ele ressaltou que 1.750 alunos da rede pública municipal foram beneficiados pelo programa TJC este ano.

A desembargadora Wanda Lúcia Ramos discursou em nome do tribunal. Ela falou de sua gratidão pelos professores que teve, contou ter estudado em escola pública em Goiânia e enfatizou a importância da leitura e da cultura.

Apresentações e prêmios

Em seguida, os presentes na solenidade assistiram à peça teatral “Segurança é vida”, com a atriz Andreza Moura. A peça falava sobre acidente de trabalho e uso de equipamentos de proteção individual. Na sequência, os alunos de cada uma das escolas fizeram apresentações de teatro e música abordando direitos, cidadania e relações de trabalho.

As apresentações concorreram aos prêmios e brindes oferecidos pelos parceiros do programa TJC. O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros. O grupo de alunos desse colégio encenou uma peça simulando uma entrevista de emprego. Também cantaram e dançaram um rap com o tema relações de trabalho. Cada um dos alunos e a diretora ganharam de presente um notebook e um celular. O segundo lugar ficou com a Escola Lions Clube Bandeirantes, cujos alunos receberam celulares como prêmio.

Testemunhos 

O estudante Lucas Jácome, de 12 anos, disse que o TJC proporcionou a ele muito aprendizado sobre direito e relações de trabalho. Bastante articulado, o aluno do 6º ano do Lions Clube Bandeirantes apresentou sozinho o trabalho da escola e ressaltou que a educação é a ponte para o mercado de trabalho.

A aluna Beatriz Silva, do 6º ano B da Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros, contou que o mais importante para ela foi conhecer a Justiça do Trabalho e enxergar o mundo do trabalho de forma diferente, conhecendo direitos e obrigações dos trabalhadores.

Oportunidades para aprendizes

Durante a solenidade, representantes do Grupo Hadco (McDonald´s) e da Opus Incorporadora foram convidados para fazer a assinatura do Termo de Intenção de Abertura de Novas Vagas a serem destinadas a jovens aprendizes e a entrega simbólica de vagas existentes nas duas empresas.

Patrocinadores

Participaram também da solenidade de culminância do TJC 2023 representantes dos patrocinadores do programa, sendo eles os grupos Hadco/McDonald’s, Piracanjuba, e Imperador Alimentos, além da Osceia, do Sebrae e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

Confira mais fotos do evento.

WF/FV

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.