Palmeiras de Goiás e Pires do Rio têm bons índices de conciliação nos últimos dois anos

Glossário Jurídico

As dificuldades trazidas pelas restrições durante a pandemia não impediram que as equipes  da Vara do Trabalho de Palmeiras de Goiás e do Posto Avançado de Pires do Rio conquistassem bons índices de conciliação em 2020 e este ano. Esse foi um dos destaques da correição ordinária realizada nas unidades, que apontou o cumprimento da Meta 3 do CNJ no período analisado, de janeiro a agosto de 2021, com percentual de conciliação de 57,3%.

O desembargador-corregedor Geraldo Nascimento reconheceu o excelente índice de acordos e solicitou ao magistrado Cleidimar Almeida a continuidade dos esforços necessários para a pacificação dos conflitos submetidos à apreciação do juízo.

Por outro lado, o desembargador recomendou à unidade a busca de caminhos para diminuir o prazo médio de duração do processo (do ajuizamento da ação até a sentença) para patamares inferiores à meta regional. Geraldo Nascimento disse reconhecer, no entanto, que o elastecimento desse prazo foi influenciado pelas diversas medidas preventivas adotadas pelo Tribunal, que culminaram na suspensão temporária de prazos, audiências e trabalho presencial.

O juiz titular da unidade Cleidimar Almeida disse que incrementou as pautas de audiências na Vara do Trabalho e no Posto Avançado, no sentido de aumentar o desempenho  dessas unidades.

Projeto Garimpo

O desembargador Geraldo Nascimento parabenizou toda a equipe das duas unidades pela diligente atuação no Projeto Garimpo, registrando que foram finalizadas as liberações de todos os processos indicados. O projeto trata da identificação de processos arquivados definitivamente que possuem depósitos judiciais “abandonados” ou “esquecidos” por reclamantes, empresas, advogados, peritos e leiloeiros. Os valores encontrados são resgatados pelos titulares ou convertidos em renda para a União.

Por fim, a correição avaliou que os processos estão sendo regularmente impulsionados, com observância dos prazos legais. Destacou, ainda, a diligência dos  diretores de Secretaria Adelvair Costa, de Palmeiras, e Marco Antônio  Matos, de Pires do Rio, que se mostraram atentos às orientações  da Corregedoria Regional, o que certamente contribuiu para os resultados positivos aferidos na visita correcional.

Audiência pública


Durante os trabalhos correcionais, o desembargador-corregedor recebeu a visita do advogado Victor  Gomes, vice-presidente da Subseção da OAB em Palmeiras de Goiás. Na ocasião, ele elogiou os trabalhos realizados pela VT, destacando a eficiência e cordialidade do magistrado titular dispensada aos advogados da região.

Confira aqui as demais análises feitas na Ata Correicional.

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.