No Dia da Árvore, TRT de Goiás planta muda de ipê e reafirma compromisso com metas da Agenda 2030

Glossário Jurídico
O diretor-geral e o presidente do TRT-18 estão agachados em gramado na frente do TRT colocando terra para plantar muda de árvore
Plantio da muda de Ipê Amarelo foi realizado na esquina da Rua T-52 com Rua T-29, em Goiânia

No mês em que florescem os ipês em Goiás, setembro, se comemora o dia da árvore, no dia 21. O florido desta árvore tem sido um colírio para os goianos neste tempo de seca, sedentos que estão por uma chuva prolongada para amenizar o calor. No campo, há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva. Assim, já começa a contagem regressiva por essas tão esperadas águas do céu.

E para comemorar este dia tão representativo para a preservação da natureza, o presidente do TRT de Goiás, desembargador Daniel Viana Júnior, realizou o plantio simbólico de uma muda de Ipê Amarelo na calçada do Complexo Trabalhista, em Goiânia. A espécie é nativa do cerrado, embora comum em todo o país. De acordo com o biólogo Gláucio Freitas para o Jornal O Hoje, os Ipês são fonte de energia para agentes polinizadores, como aves e abelhas, em uma época do ano muito crítica para eles conseguirem alimentos. O biólogo explicou que as flores dos Ipês sustentam esses animais até que outras floradas se abram. “Se a espécie desaparecer, esses animais também estarão em risco”, pontuou.

Sustentabilidade no TRT-18

Em ranking publicado em junho deste ano, O TRT de Goiás alcançou a segunda posição no IDS – Índice de Desenvolvimento Sustentável do Poder Judiciário de 2020, divulgado no 5º Balanço Socioambiental do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o 8º Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário. 

O TRT de Goiás está comprometido com as metas previstas pela Agenda 2030 da ONU, que assegura o compromisso em relação ao combate às mudanças climáticas, bem como a proteção, a recuperação e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais renováveis, tendo criado este ano o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, responsável por alinhar as ações do Tribunal à pauta global da Agenda 2030.

Lídia Barros – Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.