Enec Engenharia recebe mais uma edição do projeto Café Seguro

Glossário Jurídico
A imagem mostra um grupo de pessoas em um auditório. Na frente, há um grupo posando para a foto, incluindo homens e mulheres de diversas idades e etnias. Alguns deles estão segurando sacolas com o que parece ser uma logomarca. Eles estão vestidos casualmente, alguns em uniformes de trabalho com faixas refletoras. No centro, há um homem de terno, destacando-se como uma figura de autoridade ou convidado de honra. Atrás deste grupo, há uma grande audiência, a maioria usando uniformes semelhantes, indicando que podem ser funcionários de uma mesma empresa ou membros de uma organização. No primeiro plano, há uma mesa com microfones, sugerindo que algum tipo de apresentação ou cerimônia pode ter ocorrido ou está prestes a acontecer. A iluminação e a configuração são típicas de um evento corporativo ou institucional.

19ª Edição do projeto Café Seguro foi realizada no auditórido do Sinduscon-GO

Trabalhadores da Enec Engenharia, empresa da construção civil, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (1º/3). Antes de começarem a trabalhar no canteiro de obras, participaram de uma conversa sobre saúde e segurança e sobre cooperação, aceitação e tolerância no meio ambiente de trabalho. A empresa recebeu a 19ª edição do projeto Café Seguro, promovido pela Justiça do Trabalho de Goiás. A iniciativa faz parte das ações do Programa Trabalho Seguro.

A imagem mostra um homem mais velho discursando em um púlpito. Ele tem cabelos grisalhos e usa óculos, vestindo um terno e gravata. Ele está de pé atrás de um púlpito transparente, onde repousa um laptop aberto, e ele parece estar consultando algumas notas ou fazendo uma apresentação. Ao fundo, há um logo em relevo em uma parede, que parece ser o de uma empresa ou organização, sugerindo que o evento está ocorrendo em um contexto corporativo ou institucional. A iluminação foca no palestrante, dando ênfase à sua posição e ao ato de falar.

Desembargador Welington Peixoto

O gestor regional do programa, desembargador Welington Peixoto, disse que a intenção é aproximar os trabalhadores e empresas da Justiça do Trabalho e estabelecer um diálogo franco e aberto. “É responsabilidade de cada um cuidar de si e da vida do colega de trabalho, pois nada paga a nossa saúde, a nossa vida”, ressaltou.

A imagem mostra um homem de pé em um púlpito, falando em um microfone. Ele tem cabelos curtos e grisalhos, e usa óculos. Está vestido com um terno escuro e camisa sem gravata. À frente dele, há um laptop aberto sobre o púlpito. Atrás dele, pode-se ver as bandeiras do Brasil e de Goiás. A cena é interna e parece ser uma situação formal.

Marcello Ribeiro Silva, vice-procurador-chefe do MPT-GO

O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Marcello Ribeiro Silva, alertou que as atividades mais inseguras são o trabalho em altura, com eletricidade e aquelas que oferecem risco de soterramento. “A conscientização deve começar pelos próprios trabalhadores para que possam viver e trabalhar em segurança”, disse. Ele informou que um acidente ocorre a cada minuto no mundo na construção civil.

A imagem mostra um homem de meia-idade ou mais velho. Ele tem cabelos grisalhos e usa óculos. Está vestido com uma camisa de mangas compridas, de cor clara com um pequeno padrão de estampa. O fundo é neutro e possui um logo que é parcialmente visível, com as letras "GO" destacadas. A expressão do homem é neutra e ele parece estar posando para a foto.

Cláudio Augusto Perillo Daher, diretor-presidente da Enec Engenharia

O diretor-presidente da Enec Engenharia, Cláudio Augusto Perillo Daher, afirmou ser de suma importância o trabalho na área de segurança e saúde e que os investimentos feitos pela empresa foram capazes de reduzir praticamente a zero o número de acidentes. “Essa iniciativa de trazer a Justiça do Trabalho para conversar com os trabalhadores é magnífica, reforça para os empregados que a área de segurança é extremamente importante para garantir um ambiente saudável e seguro”, destacou. A Enec conta hoje com 400 empregados e está há 42 anos no mercado.

Na imagem, vemos um homem em pé atrás de um púlpito equipado com um microfone e um laptop. Ele parece estar falando em um evento. O homem está vestindo um terno escuro com uma camisa azul e uma gravata. Atrás dele, as bandeiras do Brasil e de Goiás estão penduradas. O cenário sugere que a foto foi tirada durante um evento formal. A iluminação é suave e a decoração é simples, com cortinas brancas ao fundo.

Lamartine Moreira, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea)

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Lamartine Moreira, disse que é preocupação de todos que as pessoas cheguem do trabalho íntegras em casa. “Essa iniciativa visa dar um choque de realidade nos trabalhadores. É a vida de vocês que está em jogo”, concluiu.

Bate-papo
A imagem mostra um homem de pé diante de um microfone, falando nele. Ele veste uma camisa branca de mangas longas e parece estar discursando em um evento. Ao fundo, há um logo grande na parede que diz "Sinduscon-GO", indicando que ele pode estar em um evento ou local associado a essa organização, que pelo nome sugere ser um sindicato da indústria da construção no estado de Goiás, Brasil. À frente do homem, há uma mesa de madeira com um microfone adicional sobre ela, e a sala tem uma iluminação suave e decoração neutra.

Marcelo Dunice, engenheiro mecânico e de segurança do Trabalho

O engenheiro mecânico e de segurança do Trabalho, Marcelo Dunice, que atua há 13 anos na construção civil, comentou a importância do checklist diário e do seu correto preenchimento. A finalidade do documento, segundo ele, é relatar a condição de operação e segurança do equipamento, relatar defeitos ou problemas ocultos que possam ser reparados mais rapidamente. “O checklist é uma ferramenta poderosa para evitar acidentes e o seu preenchimento correto pode salvar vidas”, alertou.

Numa conversa descontraída e simples, a psicóloga Marina Cançado, do TRT-18, falou da necessidade de cada um cuidar não só da integridade física, mas também dos sentimentos. “O colega de trabalho é o nosso maior protetor, o nosso parceiro e, para isso, temos que respeitar as diferenças e ter cuidado com o outro, ser mais tolerante”, assinalou.

A imagem mostra uma mulher falando em um microfone. Ela está vestindo uma blusa e calças azuis. Ela está gesticulando com a mão esquerda, o que indica que está possivelmente enfatizando um ponto em sua fala. Ao fundo, a parede é neutra com uma decoração que parece ser parte de um logotipo ou arte de parede. A iluminação é suave e focada na mulher, realçando-a como o ponto central da atividade. A expressão dela é séria e engajada, comum em discursos ou apresentações.

Marina Cançado, psicóloga do TRT-18

Ela falou sobre o assédio moral e sexual e as formas sutis de discriminação chamadas de microagressões, capazes de minar a paz no ambiente de trabalho e que não podem ser confundidas com brincadeiras. Para Marina, os novos tempos também pedem novas posturas. Nesse sentido, ressaltou a importância da cooperação entre colegas, da empatia, do respeito e do acolhimento na prevenção de doenças mentais, responsáveis hoje por 30% dos afastamentos no trabalho. 

Luana Barreto ingressou na empresa há menos de um ano. Ela é engenheira trainee e acha que eventos como o Café Seguro deveriam acontecer com  mais frequência. “Conscientizar nunca é demais”, afirmou. Ela acrescentou que foi muito oportuna a abordagem sobre o respeito à mulher.  Antonilson Barbosa, por sua vez, atua há um ano como carpinteiro na empresa e gostou de ouvir mais sobre doenças mentais. “As palestras foram agradáveis e trouxeram boas informações”, ressaltou.

Sobre o projeto
A imagem mostra dois retratos lado a lado, de funcionários da enec engenharia. À esquerda, há uma mulher sorridente com cabelos longos e escuros. Ela usa uma camisa de trabalho cinza com faixas refletivas e o logotipo de uma empresa no peito. À direita, há um homem com cabelos curtos e escuros e um bigode. Ele veste um uniforme de trabalho semelhante ao da mulher, também cinza com faixas refletivas e um logotipo da empresa. Ambos parecem estar sentados, e o fundo é composto por outras pessoas em um ambiente interno.

Luana Barreto e Antonilson Barbosa, trabalhadores da Enec

O projeto Café Seguro faz parte do programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho em Goiás e tem como objetivo dialogar com gestores e funcionários de empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como aproximar o TRT-18 da sociedade. Desde junho de 2020, a iniciativa integra o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário, que conta com iniciativas dos tribunais que podem ser replicadas em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça.

A 19ª edição do Café Seguro empregou a linguagem simples, conforme prevê o Pacto Pela Linguagem Simples no Poder Judiciário. A iniciativa visa a comunicação de forma simples e objetiva para facilitar a compreensão. O evento optou, por exemplo, pela redução de formalidades, privilegiando a participação das pessoas presentes e a simplicidade.

Galeria de fotos

FV/WF

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Projeto Café Seguro, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.