Desembargador Welington Luis Peixoto toma posse solene e fala sobre justiça, bom senso e disposição para o trabalho

Glossário Jurídico

CIA_8407 (Copy) CIA_8483 (Copy) CIA_8503 (Copy) CIA_8544 (Copy) CIA_8552 (Copy) CIA_8560 (Copy) CIA_8566 (Copy) CIA_8572 (Copy) CIA_8582 (Copy) CIA_8590 (Copy) CIA_8595 (Copy)
CIA_8616 (Copy)
O Pleno do TRT de Goiás empossou nesta sexta-feira o desembargador Welington Luis Peixoto em cerimônia realizada às 17h30 no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. O novo integrante do segundo grau já atuava no cargo desde o dia 20 de abril, após posse administrativa. Ele assumiu vaga do quinto constitucional destinada à advocacia.

Com simplicidade e “palavras vindas do coração”, como disse o próprio empossado, o desembargador falou de sua grande responsabilidade em sua nova função e do dever de dar uma resposta à sociedade e honrar a vaga ocupada. “Prometo agir com justiça, honestidade, ética e, sobretudo, bom senso”, declarou.

O desembargador discorreu sobre a trajetória percorrida nos 25 anos de advocacia até chegar ao Tribunal e afirmou que nunca lhe faltaram disposição e determinação para atingir seu sonho. Desde o início, da inscrição para figurar na lista tríplice da OAB até ser nomeado para o cargo, o então advogado percorreu mais de 7 mil quilômetros no Estado em busca do apoio de seus pares. Ele agradeceu o apoio dos advogados e também dos desembargadores na formação das listas sêxtupla e tríplice e disse que recebeu mais de 300 cartas de referência que chegaram ao processo na Presidência da República e que culminou com a escolha de seu nome.

“Chego aqui com a consciência tranquila e com o sentimento do dever cumprido pois jamais deixei de honrar a classe e sempre atuei com respeito e ética”, ressaltou o novo desembargador. Ele acrescentou que tem “consciência jurídica da importância da grandeza do ser humano” e prometeu disposição para o trabalho, vontade e determinação no aperfeiçoamento da entrega da prestação jurisdicional. “Atuarei com isenção de ânimo, celeridade e respeito aos princípios e normas constitucionais”, afirmou.

Por fim, o empossado alertou para a crise econômica e os mais de 11 milhões de desempregados no país e a situação crítica por que passa a Justiça do Trabalho, que deve ser fortalecida para que ela promova a defesa e a justiça social entre empregados e empregadores.

O presidente da OAB, Seção de Goiás, Lúcio Flávio de Paiva, saudou o novo integrante do TRT18 e ressaltou a importância do instituto do quinto constitucional para a democracia brasileira, que foi previsto na Constituição de 1934 juntamente com a criação da Justiça do Trabalho, do voto feminino e da garantia do mandado de segurança. “É por intermédio do quinto constitucional que este regional terá o ganho de contar com a experiência do desembargador Welington Peixoto, que atuou por 25 anos do outro lado dos palcos da Justiça do Trabalho. Perde a Ordem, ganha a magistratura”, destacou o advogado.

O juiz Luciano Crispim, presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 18ª Região (Amatra18), também saudou o novo desembargador e falou sobre a importância do momento para ressaltar a experiência e o conhecimento de Welington Peixoto. “Que seus julgamentos possam defini-lo como grande magistrado”, afirmou.

A procuradora Jane Araújo Vilani falou em nome do Ministério Público do Trabalho em Goiás. Ela destacou as qualidades do empossado que o tornam apto ao desempenho de suas novas funções. Segundo a procuradora, o que o Brasil mais aspira hoje é a justiça e um novo nível de ética. “É sobre os seus ombros que pesa o dever de distribuir justiça e lutar pela mudança dessa cultura da banalização e morte pelo trabalho porque é a Justiça do Trabalho umas das trincheiras de esperança do povo brasileiro”, concluiu.

CIA_8515 (Copy)

A pedido do empossado, o Coral Labor em Canto cantou a música ‘Linda és Nova Veneza’, cidade natal do desembargador

O desembargador Gentil Pio deu as boas-vindas ao empossado em nome de todos os colegas do segundo grau. Ele destacou a competência, lealdade e ética de Welington Peixoto que foi um advogado atuante nas diversas entidades que integrou. “Tive o privilégio de conviver com o desembargador, que sempre esteve muito próximo da magistratura”, disse. O desembargador Gentil Pio acrescentou que o empossado encontrará na labuta diária da magistratura a mesma competência, ética e lealdade que tanto honrou e engradeceu a advocacia. “Posso destacar a sensibilidade social dos julgamentos do desembargador Welington, dos quais já participei e desejo que a sua atuação seja plena de êxito e em prol daqueles que anseiam por justiça e pela honra desta Casa”, concluiu.

 

 

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/DCSC 

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.