Corregedoria ressalta cumprimento de metas e redução da taxa de congestionamento na 12ª VT de Goiânia

Glossário Jurídico
Foto colorida mostra duas fileiras de pessoas. Na fileira da frente aparecem servidores sentados e, na fileira de trás, o corregedor, juízes e servidores da Vara. Tratam-se de nove homens e uma mulher.

Desembargador-corregedor Eugênio Cesário com os juízes Platon Neto e Helvan Prego e servidores da 12ª VT de Goiânia

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), desembargador Eugênio Cesário, concluiu a correição ordinária na 12ª Vara do Trabalho de Goiânia no último dia 10. A unidade foi avaliada em relação ao período de 1º/9/22 a 31/8/23. Na ata correicional, o desembargador destacou que no ano de 2022 e em 2023, até o mês de agosto, a 12ª VT da capital cumpriu todas as metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No ano passado, a Vara alcançou o mais alto índice de cumprimento, de 122,8%, na meta 1, ao julgar mais processos que os distribuídos. Neste ano, após avaliar o desempenho da 12ª VT de Goiânia nos oito primeiros meses de 2023, a Corregedoria Regional apurou que o maior percentual, 123,7%, foi atingido na meta 5, com a redução da taxa de congestionamento. O desembargador-corregedor destacou que a taxa de congestionamento líquida na unidade, nas fases de conhecimento e execução, ficou abaixo dos limites estabelecidos como cláusula de barreira, de 40% e 65%, respectivamente. Por esse motivo, parabenizou os magistrados Helvan Prego, titular, e Wanessa Vieira, auxiliar, e os servidores pelo resultado parcial obtido.

Produtividade e recomendações

De acordo com a ata correicional, a produtividade do juízo aumentou no último biênio, registrando índice superior a 100%. Para o corregedor, esse índice reflete a redução da taxa de congestionamento na fase de conhecimento. Contudo, considerando que o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional neste exercício (até o mês de agosto) permanece acima do prazo médio ideal fixado pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias, o desembargador-corregedor recomendou aos magistrados que continuem envidando os esforços necessários visando à redução desse prazo para patamares inferiores à meta regional.

Eugênio Cesário também fez recomendações aos magistrados e à secretaria da Vara. Entre elas, a prolação de sentenças líquidas e a verificação da existência de contas judiciais com valores disponíveis vinculados ao processo antes do arquivamento definitivo dos autos.

IGest

A correição também apurou o desempenho da 12ª VT de Goiânia no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest). De acordo com o relatório mais recente desse índice, a Vara, analisada em nível nacional, ficou em 152° lugar, entre 264 Varas do Trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual.

O IGest foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. Para tanto, apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento.

Advogados
Foto colorida mostra o corregedor em pé ao lado dos advogados e do juiz Platon Neto. Tratam-se de duas mulheres e três homens

Corregedor com os advogados e o juiz Platon Neto

Durante os trabalhos correicionais, o desembargador-corregedor recebeu a visita dos advogados Esther Pitaluga, secretária adjunta da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-GO; João Paulo Arantes, secretário-geral da Comissão de Direito do Trabalho, e Andressa Pereira, conselheira seccional da OAB-GO. Eles elogiaram os trabalhos desempenhados pela 12ª VT e disseram não ter chegado ao conhecimento da OAB nenhuma reclamação em relação aos serviços prestados.

Leia a ata de correição na íntegra.

WF/CG

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.