CNJ realiza censo nacional com servidores e magistrados do Judiciário

Glossário Jurídico

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da equipe do Departamento de Pesquisas Judiciárias, vai realizar, no próximo mês, um “Censo Nacional do Poder Judiciário”. O objetivo é conhecer o perfil socioeconômico e funcional dos servidores e magistrados para, a partir das informações, fundamentar políticas na área de recursos humanos.

Com 21 perguntas de cunho socioeconômico e funcional, o censo foi formatado com um questionário eletrônico individual, de autopreenchimento, que é sigiloso e só poderá ser respondido por servidores e magistrados. Até o momento, o CNJ vem realizando testes de aplicação do questionário do censo em Sergipe e em Santa Catarina.

Cada Tribunal de Justiça nomeou, a pedido do CNJ, comissões censitárias, que vão funcionar como apoio executivo ao Conselho, ajudando na mobilização do pessoal e no acompanhamento das realizações do projeto. No Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), a comissão censitária é formada pelo juiz Ari Pedro Lorenzetti, e os servidores Humberto Magalhães Ayres, Ana Beatriz Braga Pereira e Márcia Divina Bueno Rosa.

CAMPANHA – Para mobilizar servidores e magistrados a participarem do Censo Nacional do Poder Judiciário, o CNJ criou a campanha “Cinco minutos do seu dia fazem a diferença”. O slogan pretende reforçar que o preenchimento do questionário é rápido e fácil e que as informações prestadas serão muito úteis para saber “quem somos e quantos somos”.

Não participarão da pesquisa servidores do Judiciário cedidos a órgãos do Poder Executivo e Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados, mas os servidores requisitados de outros Poderes para o Judiciário participarão do Censo.

Até agora, apenas informações agregadas são conhecidas, como o número total de magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados em cada tribunal. Com a pesquisa vai ser possível saber quantos servidores e magistrados são do sexo feminino ou masculino, quantos são negros, brancos ou indígenas, a idade média dos magistrados e dos servidores, entre outros dados relevantes.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.