9ª Edição do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania visita escola no setor Bela Vista

Glossário Jurídico

Programa Trabalho Justiça e Cidadania Foi um dia diferente para os estudantes da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, localizada no setor Bela Vista em Goiânia. Eles receberam uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) que fez demonstração de extinção de incêndio e falou sobre as classes de incêndio e cuidados que se deve ter para evitar ferimentos com fogo. A iniciativa fez parte das atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que já visitou este ano nove escolas da rede municipal de ensino.

Na ocasião, também foi exibida a peça “Emprego Novo”, que fala sobre o mundo do trabalho e direitos humanos. Com humor e irreverência a atriz interpreta uma empregada doméstica que conta sua saga para conseguir um novo emprego com carteira assinada. Em seguida, os profissionais, voluntários do programa, falaram sobre carreira e trajetória profissional e também sobre direitos e cidadania.

O procurador do trabalho Marcelo Ribeiro falou sobre resiliência e determinação. “Nunca desista de seus sonhos”, incentivou. A diretora da instituição, Shirley Silva, afirmou que a escola recebe o programa com muito carinho por também ser um espaço de construção de cidadania. “Conhecer os direitos humanos e trabalhistas faz parte do papel da escola e estamos muito honrados por termos sido contemplados com o projeto. Tenho a certeza que esse conhecimento vai além da sala de aula”, ressaltou. A juíza Laiz Alcântara, coordenadora do TJC, destacou a expectativa de o programa construir cidadãos mais conscientes de seus direitos.

Programa Trabalho Justiça e CidadaniaAs ações do TJC são coordenadas pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18) em correalização com o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). São parceiros do projeto o TRT-18, a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, além do Programa de Trabalho Seguro e Programa de Combate ao Trabalho Infantil coordenados em Goiás pelo desembargador Welinton Peixoto.

Nas edições, os alunos recebem uma cartilha que apresenta noções de cidadania e direitos em forma de quadrinhos. Eles trabalham o conteúdo em sala de aula e depois participam de um concurso cultural em que demonstram o que aprenderam pela música, pintura, redação, dança e teatro. A estudante Sara Oliveira, do 9º ano, comentou que gostou da ideia de falar o que aprendeu no projeto com a família. “Muitos ensinamentos serão levados para o nosso futuro enquanto adultos”, comentou a estudante de 15 anos Sara, que é representante de classe. Ela sonha em trabalhar como modelo e com hipismo.

Programa Trabalho Justiça e Cidadania

Professora Alice Xavier com os autores da pintura

Uma das vencedoras do concurso cultural da Escola Itamar Martins Ferreira foi a Letícia Souza, que junto com outros colegas pintou um quadro em que retrata uma “patroa” pisando em uma trabalhadora. A professora da turma do 8º ano, Alice Xavier, conta que os adolescentes ficaram impressionados com a discussão sobre a escravidão contemporânea nas casas de família em que trabalhadoras domésticas ainda são resgatadas de condições análogas à escravidão. Então, decidiram retratar a situação degradante dessas trabalhadoras em uma pintura. As várias mãos na tela representam dezenas de trabalhadores em sofrimento.

O trabalho será apresentado na sede do TRT em evento que será realizado no dia 2 de dezembro próximo junto com outros trabalhos selecionados de alunos das demais escolas contempladas com o TJC.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.
FV/JA

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.