1ª Vara do Trabalho de Goiânia obtém melhor desempenho na meta 5 do CNJ

Glossário Jurídico
Foto mostra o corregedor e outros servidores em pé contra uma parede na qual há um quadro. À frente deles estão outros servidores  e um juiz sentados em cadeiras.

Equipe da Corregedoria com os juízes e servidores da 1ª VT de Goiânia

Correição realizada na 1ª Vara do Trabalho de Goiânia no final do mês de março revelou que a unidade judiciária atingiu o percentual 142% na meta 5 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano de 2023. Essa meta está relacionada à redução da taxa de congestionamento, que é o percentual de processos não finalizados em relação ao total de processos que tramitou durante o ano passado. O desembargador-corregedor do TRT-18, Eugênio Cesário, parabenizou os magistrados e servidores pelo desempenho.

Além da meta 5, a Vara ainda cumpriu as metas 1 (julgar mais processos que os distribuídos) e 2 (julgar processos mais antigos). No entanto, a Vara não conseguiu cumprir a meta 3 (estimular a conciliação), cujo percentual foi de 93,3%.

IGest 

A ata de correição mostra a classificação da 1ª VT de Goiânia no relatório mais recente do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), referente ao período de 1º/10/22 a 30/9/23. A 1ª Vara aparece em 163º lugar, entre 420 Varas do Trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual. A unidade está em 21º lugar entre 25 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual e em 16º lugar entre as 18 Varas do Trabalho de Goiânia.

A correição constatou aumento de 21% no número de processos na 1ª Vara do Trabalho de Goiânia em 2023, mas avaliou que o Juízo possui quadro adequado de servidores para suportar a atual demanda processual. A ata destaca também que a produtividade do juízo atingiu índice superior a 100% no ano anterior. No entanto, o prazo médio de duração do processo (tempo entre o ajuizamento da ação e a sentença) ainda permanece acima do prazo médio ideal fixado pela Corregedoria Regional, que é de 120 dias. Por essa razão, o desembargador-corregedor recomendou aos juízes titular e auxiliar que continuem se esforçando para a adequação desse prazo à meta regional.

Ao final da correição, a juíza titular, Alciane Margarida de Carvalho, registrou os esforços dos servidores para adequação às normas da Corregedoria Regional e do TST, reduzindo sensivelmente o prazo da entrega dos serviços ao cidadão e das demais pendências. Ela agradeceu o trabalho do juiz auxiliar, José Luciano Leonel, ressaltando que se esforçou sistematicamente para melhorar os prazos de sua pauta, o que em muito auxiliou o cumprimento das metas do último ano. A juíza ainda agradeceu ao corregedor pelo brilhante trabalho à frente da Corregedoria Regional.

Por fim, o corregedor regional agradeceu aos juízes e servidores da 1ª VT da capital pela contribuição dada no desempenho do Tribunal em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo CNJ. Ele também pediu a todos que, neste ano, seja alcançado o melhor resultado para manter o elevado patamar da qualidade dos serviços prestados pela 18ª Região da Justiça do Trabalho à sociedade.

Leia a ata de correição na íntegra.

WF/CG/FV

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.