VoIP: novo sistema de telefonia do TRT18 tem mais qualidade e é mais barato

Glossário Jurídico

VOIP-internetAquele chiado que não deixava você ouvir quem estava do outro lado da linha é coisa do passado. Voz límpida e audível é a marca do novo sistema de telefonia implantado pelo TRT de Goiás, o VoIP (Voice Over Internet Protocol), que utiliza tecnologia que trafega voz por meio da internet.

Além da qualidade, o sistema vai possibilitar uma economia de R$ 700 mil por ano ao Tribunal. Se uma chamada local fixa custava 0,14 centavos o minuto, agora com o VoIP o custo baixa para 0,014, ou seja, menos de dois centavos.

O novo sistema começou a ser implantado pela Secretaria da Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC) em abril deste ano, quando foram adquiridos mais de mil aparelhos, num custo de R$ 1,7 milhão, investimento que será pago em 18 meses de uso da tecnologia. Vinte e três empresas participaram do processo de licitação.

Segundo o gestor do projeto, Bruno Minari, a implantação do VoIP também vai proporcionar economia para o público externo. Os advogados e as partes poderão, por exemplo, realizar ligações para as varas do trabalho do interior ao custo de uma ligação local. É que todas as unidades receberão um número de prefixo 62.

Mudança de números

Com a implantação do sistema de telefonia VoIP, o TRT terá novo prefixo (3222) e ramais. Bruno Minari explicou que foram adquiridos os ramais de 5000 até 5999. Destes, os 50 últimos números serão destinados às unidades do interior e o restante será utilizado na capital. Para acessar os novos ramais do VoIP basta trocar o primeiro número do ramal antigo pelo número 5. Assim, se o ramal era 3239, passará a ser 5239. Já os ramais que começam com o nº 1 ganharão um número novo.

O número geral para falar com o TRT, que começa a funcionar a partir de hoje, é o 3222-5000. O antigo número, 3901-3300, vai continuar funcionando somente até o fim deste ano.

De acordo com o servidor, a mudança do prefixo e dos ramais por enquanto vale apenas para as unidades da capital. No interior, as linhas antigas vão mudar assim que for concluído o processo de licitação.

O antigo sistema, que é analógico, ainda deverá funcionar por algum tempo até que todos os ajustes sejam feitos e o interior receba os novos aparelhos.

Fabíola Villela – Seção de Imprensa – DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.