TRT18 cria página destinada a auxiliar na redistribuição de servidores

Glossário Jurídico

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) criou em seu portal na internet o espaço da redistribuição, que é uma página dedicada a formar um cadastro de servidores que desejam ser redistribuídos do TRT18 para outros órgãos ou de outros órgãos para o Regional goiano. Além de auxiliar a administração nas redistribuições entre tribunais do Poder Judiciário da União, as informações disponíveis na página também facilitarão na remoção por permuta, que é restrita ao âmbito da Justiça do Trabalho, conforme explicou o diretor-geral do TRT18, Ricardo Lucena.

Ele contou que a página foi criada a partir da necessidade de preencher uma lacuna diagnosticada pela administração quando há o interesse em redistribuir cargos para ajustar o quadro de pessoal do TRT18. Também é uma utilidade pública para aqueles servidores que são aprovados em concursos longe de seu estado de origem, no caso Goiás, e que sofrem com a angústia de querer voltar para casa, de acordo com o diretor.

O diretor-geral acrescentou que a página fornecerá à administração do TRT goiano uma espécie de repositório de força de trabalho, já que o tribunal não fará mais o concurso antes previsto para este ano e será preciso estudar alternativas para preencher os claros de lotação que forem surgindo nos próximos anos. O diretor citou como exemplo um cargo de dentista, que está vago no TRT18 desde a aposentadoria do antigo ocupante. “Já temos um interessado que ocupa o mesmo cargo em Rondônia e manifestou o interesse em vir pra cá”, sinalizou, com a possibilidade de redistribuição.

Inovação

O diretor-geral frisou que a criação desse espaço da redistribuição é uma iniciativa inovadora porque nenhum outro tribunal disponibiliza uma página assim. “O site da Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra) tem um espaço onde as pessoas podem manifestar o desejo de redistribuir, mas lá a pessoa pode se inscrever quantas vezes quiser e no nosso não há necessidade de se inscrever mais de uma vez”, lembrou.

Ricardo Lucena disse que a página da redistribuição do portal do TRT18 é um espaço mais organizado e transparente. Lá é possível verificar a lista de pessoas já inscritas e elas podem, no campo destinado a observações, especificar o tipo de função que ocupam ou ocuparam nos tribunais onde atuam. “Esse tipo de informação é muito útil, pois permitirá encontrar servidores com a experiência desejada por uma Vara que esteja à procura de um secretário de audiências”, exemplificou. A ordem de inscrição, no entanto, não dará direito à preferência de aproveitamento, segundo o diretor-geral.

Ele disse ainda que o TRT18 vai priorizar a redistribuição daqueles servidores de outros tribunais que já estão aqui para depois utilizar a lista do novo espaço para preencher os cargos vagos. Lucena lembrou que a redistribuição exige a aprovação em estágio probatório e a estabilidade, enquanto a remoção por permuta é restrita à Justiça do Trabalho e pode ser feita a qualquer tempo, mesmo antes de o servidor se tornar estável. Clique aqui para acessar a página ou entre no portal do TRT18, clique no menu “Administrativo” e depois em “Redistribuição de servidores”.

Wendel Franco
Setor de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.