TRT-GO divulga 6ª pesquisa de satisfação: advogados e partes avaliam os serviços prestados pela Justiça do Trabalho goiana

Glossário Jurídico

A 6ª Pesquisa de Satisfação de Clientes do TRT de Goiás foi realizada entre os dias 16 de setembro e 31 de outubro de 2013. O Tribunal ouviu 3.433 usuários entre advogados (619), empregadores ( 1.144) e trabalhadores (1.670) em todas as 48 varas do trabalho da 18ª Região. O objetivo da pesquisa, implementada pela Secretaria de Gestão Estratégica, é identificar as necessidades dos que utilizam os serviços do TRT e avaliar o grau de confiança e de satisfação dos usuários quanto a esses serviços.

Os resultados da pesquisa revelam que o grau de confiança dos advogados e partes na Justiça do Trabalho goiana continua alto. Esse item recebeu média de 7,93 dos trabalhadores e empregadores e 7,15 dos advogados, numa escala de 1 a 10.

A impressão dos advogados quanto às dependências, identificação, acesso e limpeza da Justiça do Trabalho goiana, além da clareza das informações prestadas, qualidade dos meios de comunicação, incluindo os relacionados aos serviços informatizados e prazo de execução de mandados alcançaram, em média, o patamar de 62% de satisfação.

Já com relação às partes, dos 7 itens pesquisados, em 4 deles mais de 80% responderam que estão parcialmente satisfeitas ou totalmente satisfeitas.

Processo digital
A pesquisa feita em relação à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que ocorreu em 2013 por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), revelou uma redução no grau de satisfação dos advogados.

Enquanto em 2012 a média alcançou 8,09 de satisfação por parte dos profissionais consultados, em 2013 a média só atingiu 3,67 pontos. Para a Secretaria de Gestão Estratégica, a implantação do PJe teve um reflexo significativo nos demais números apresentados, se comparados com a pesquisa anterior, uma vez que o sistema ainda apresentava inconsistências e dificuldades operacionais, o que alterou todo o funcionamento do Tribunal.

De acordo ainda com a SPE, como os advogados tinham um alto grau de satisfação com o processo digital do Tribunal, a mudança para o PJe causou insatisfação, provocando várias manifestações.

Pontuação das varas
Todas as Varas do Trabalho da 18ª Região foram avaliadas individualmente pelos advogados em relação aos serviços e ao atendimento prestados. As três VTs mais bem pontuadas foram a de Iporá (1º lugar), Goiatuba (2º lugar) e Goianésia (3º lugar). Outras oito unidades apresentados todos os seus resultados acima da média. São elas: VT de Caldas Novas, VT de Catalão, VT de Goiatuba, VT de Goianésia, VT de Iporá, VT de Jataí, VT de Pires do Rio e VT de Quirinópolis.

Relatório

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.