TRT de Goiás é destaque na Semana da Memória do TST

Glossário Jurídico
Réplica da locomotiva a vapor 109

Réplica da locomotiva a vapor 109

A réplica da locomotiva a vapor-109, do Museu Ferroviário de Pires do Rio-GO, foi destaque na exposição “Ferrovias Brasileiras – O trabalho nos trilhos”, promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho na Semana da Memória em Brasília em parceria com os tribunais regionais. A Semana, organizada pelo Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, começou no dia 4 e termina nesta sexta-feira, 7 de novembro. A chefe do Centro de Memória do TRT Goiás Ariony de Castro, e a chefe da Seção de Gestão Documental, Vânia Passerini, participaram da exposição.

A réplica da locomotiva 109 levou mais de 22 anos para ser construída pelo ferroviário aposentado Jesus Alves Campos. Ela apita, solta fumaça, toca o sino e também anda nos trilhos. O transporte do material histórico do Museu de Pires do Rio até o TST foi feito por intermédio do TRT da 18ª Região a pedido do Presidente do TST.

galeriaAlém da locomotiva, o Museu Ferroviário de Pires do Rio também colaborou com dezenas de fotos de trens e de estações, um relógio de estação antigo, um quepe de maquinista, um capacete, um fogareiro, uma lanterna e vários painéis sobre a memória das ferrovias. A exposição, que mostra a evolução das ferrovias e sua importância para o desenvolvimento das relações de trabalho no Brasil, tem o objetivo de mostrar a contribuição do trabalho dos ferroviários no avanço econômico, político e social por onde os trilhos chegavam.

A Semana da Memória do TST contou com o apoio dos tribunais regionais do trabalho, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Arquivo Público do Distrito Federal, da Universidade de Brasília, do Museu de São Leopoldo e do Museu de Pires do Rio.

Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Memória, Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.