TRT de Goiás comemora 70 anos da CLT com palestras e lançamento de Prêmio de Jornalismo

Glossário Jurídico

Na próxima segunda-feira, 20/5, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) realiza solenidade em comemoração dos 70 anos da CLT, a partir das 15 horas, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. Na ocasião, será feito o lançamento do Prêmio TRT Goiás de Jornalismo, que irá contemplar o melhor trabalho jornalístico nas categorias radiojornalismo, webjornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e jornal impresso. O concurso irá premiar os melhores trabalhos jornalísticos relacionados à Justiça do Trabalho.

Estão programadas duas palestras: a primeira proferida pelo sub-procurador geral do Trabalho Edson Braz, com o tema “70 Anos da CLT, ainda pertinente e atual”; a segunda, pela ministra do TST Delaíde Miranda Arantes, sobre “Atualização das leis trabalhistas no Brasil: 70 anos da CLT e a Emenda Constitucional do trabalhador doméstico (EC72/2013)”.

A celebração trará, ainda, apresentação do Coral Labor em Canto, formado por magistrados e servidores do TRT, e a exibição do vídeo, produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Tribunal, contando a história da criação da CLT e dos avanços e conquistas dos trabalhadores ao longo das décadas.

Paz social – Nesses 70 anos, a CLT passou por atualizações, revogando normas anacrônicas e inserindo outras. Temas como a proteção do trabalho da mulher e do menor e a segurança e saúde do trabalhador passaram por importantes adequações ao longo dos anos, prova de que a CLT vem acompanhando as mudanças sociais e tecnológicas do país.

A CLT marcou a história do direito do trabalho brasileiro, tratando minuciosamente da relação entre patrões e empregados, determinando e delimitando matérias referentes a férias, descanso remunerado, jornada de trabalho, entre outros temas. A importância da CLT vai mais além, abrindo o caminho da pacificação social nas relações entre empregado e empregador.

Lara Barros
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.