Juízes e advogados levam esclarecimentos sobre trabalho infantil a escolas municipais de Goiânia

Glossário Jurídico

Foto de todos os participantes do evento A Escola Municipal Presidente Vargas, na Vila São João Vaz, em Goiânia, foi a quarta contemplada deste ano com as ações da rede de combate ao trabalho infantil da Justiça do Trabalho. Mais de 300 alunos do ensino fundamental assistiram a palestras e a uma peça teatral. Durante o encontro, as crianças e adolescentes também receberam uma cartilha que apresenta noções de cidadania e direito de forma didática e descomplicada. Junto dos professores, elas acessaram a cartilha e tiraram dúvidas com os juízes e advogados que se voluntariam no projeto.

As ações são promovidas pelo programa Justiça, Trabalho e Cidadania, coordenado regionalmente pela Amatra 18 (Associação dos Juízes do Trabalho da 18ª Região – Goiás) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) , o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Até o final do ano, em Goiás, o projeto terá alcançado mais de 3 mil alunos da rede municipal, do 6º ao 9º anos.

Foto da juíza Laiz Alcântara

Juíza Laiz Alcântara falou sobre a proibição do trabalho infantil

A juíza Laiz Alcântara, coordenadora do projeto pela Amatra 18, explicou aos alunos e professores da escola Presidente Vargas sobre a proibição do trabalho infantil, falou do poder do conhecimento e enfatizou que criança não pode trabalhar. Divulgou, ainda, o concurso cultural que se encontra em andamento, que vai premiar atividades sobre o conteúdo da cartilha (noções básicas de direito do trabalho e cidadania). A solenidade de premiação já tem data prevista para acontecer, será no dia 2 de dezembro, na sede do TRT-18.

Juíza Wanessa Rodrigues

Juíza Wanessa Rodrigues disse que o trabalho infantil tira a oportunidade da criança de ser criança

A juíza Wanessa Rodrigues, convidada pela Amatra, também falou aos alunos e professores da escola municipal. Disse que brincar é coisa séria. Afirmou que trabalho infantil, além de prejudicar o desenvolvimento da criança em vários aspectos, tira a oportunidade da criança de ser criança.

As edições do programa deste ano contam com a apresentação da peça teatral  “Emprego Novo”, que fala sobre o mundo do trabalho e os direitos humanos. A ideia é levar informação de forma lúdica a crianças e adolescentes sobre cidadania e direitos e esclarecer dúvidas sobre as relações de trabalho.

Foto das autoridades presentes no evento

Participaram do evento os juízes Fernando Rossetto, Laiz Alcântara e Wanessa Rodrigues

Também participaram do encontro o presidente da Amatra 18, juiz Fernando Rosseto; a chefe de Responsabilidade Socioambiental (TRT-18), Lara Nercessian; a diretora da escola municipal, professora Flávia Modanez; a segunda-secretária do IGT, advogada Thaynnara Ferro; a coordenadora regional de educação, professora Angelita Machado, e o diretor pedagógico da escola, Azésio Sobrinho.

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), desenvolvido desde 2004. É conduzido, regionalmente, pelas Amatras, Associações de Magistrados de cada Estado ou região do país. Mais de 150 mil pessoas já foram alcançadas pelo programa, incluindo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa, juízes do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, Ética e Cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios. Em Goiás, o projeto conta este ano com o patrocínio dos grupos Cicopal e Piracanjuba Laticínios para custear a premiação do concurso cultural e os brindes distribuídos.

Como se voluntariar

Juízes, servidores, procuradores, advogados e demais interessados em se voluntariar para participar das atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania devem entrar em contato com a Amatra 18 pelo telefone (62) 3222-5336 ou pelo e-mail secretaria.amatra18@gmail.com

Confira a seguir as próximas seis instituições que receberão as ações pedagógicas do programa. As datas estão sujeitas a alterações.

Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro (05/08)
Escola Municipal Dona Rosa Martins Perim (19/08)
Escola Municipal Professora D’alka Leles (30/09)
Escola Municipal Jaime Câmara (21/10)
Escola Municipal Itamar Martins Ferreira (18/11)
Escola Municipal de Tempo Integral Silene de Andrade (25/11)

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Infantil, TRT18 e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.