Sistema de Justiça em Goiás lança campanha de combate ao trabalho infantil

Glossário Jurídico

Lançada campanha de combate ao trabalho infantil em Goiás 

A desembargadora Elza Silveira comentou sobre a importância do assunto.

A desembargadora Elza Silveira comentou sobre a importância do assunto.

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO)e instituições que compõem o Sistema de Justiça em Goiás, como o MPT, o MP-GO, TJ-GO e MTE, lançaram na manhã desta quarta-feira, 4/6, a campanha “Trabalho Infantil é ilegal. Denuncie”. O evento aconteceu na quadra de esportes do Centro de Educação Marista Divino Pai Eterno – CEMADIPE, no setor Madre Germana, em Aparecida de Goiânia, e contou com a presença de crianças e adolescentes dos colégios estaduais João Barbosa Reis e Madre Germana I e do CEMADIPE.

A desembargadora Elza Silveira conversou com os adolescentes sobre a importância de se conscientizarem de que o trabalho infantil é crime. “Trabalho infantil é ilegal. O legal mesmo é estudar. Agora é hora de estudar, porque se trabalhar agora não vai conseguir estudar direito”, expôs. A magistrada também lembrou que é necessário o apoio do poder público para que haja mais escolas de tempo integral, mais creches. “Nós não podemos deixar nossos jovens nas ruas, pois lá eles vão ser cooptados pelas drogas”, advertiu.

O superintendente do trabalho e emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, falou sobre o dano que o trabalho infantil provoca ao prejudicar o desenvolvimento do cidadão. “Enquanto estiver um trabalhador infantil sendo explorado nós não estaremos satisfeitos”, afirmou. Já o procurador do trabalho Tiago Raniery destacou o mito que existe na sociedade de que é melhor a criança estar trabalhando do que estar no crime, na prostituição. “Engana-se a família e enganam-se os pais que acham que a criança está segura no trabalho. Existem várias alternativas nas políticas públicas do Estado para que a criança tenha, no futuro, um desenvolvimento melhor”, declarou.

Concurso de redação

O evento contou com a presença de crianças e adolescentes dos colégios estaduais João Barbosa Reis e Madre Germana II e do CEMADIPE.

O evento contou com a presença de crianças e adolescentes dos colégios estaduais João Barbosa Reis e Madre Germana II e do CEMADIPE.

No evento, também foram premiadas as melhores redações do Concurso de Redação realizado nos colégios estaduais João Barbosa Reis e Madre Germana II, com o tema trabalho infantil. As alunas Lana Karine, do 9º ano, e Andressa Martins, do 2º ano do ensino médio, foram vencedoras. Cada uma ganhou um notebook.

Para o professor de Português da Andressa, Jonhathan Douglas, o fato de sua aluna ter ganhado o concurso foi muito emocionante. “Esse foi um tema muito debatido na sala de aula, e o trabalho infantil é uma realidade que eles estão vivendo. Todos os dias eu vejo alunos deixarem a sala de aula para ir trabalhar. E é muito triste você passar no sinaleiro e reconhecer seu aluno em uma situação de submundo, sob o sol, com sede, totalmente depressivo e tentando ganhar o pão”, relatou.

A banda do CEMADIPE, formada por adolescentes do bairro Madre Germana, fez várias apresentações musicais. Também houve apresentação de danças pelo grupo de dança do CEMADIPE e pelo grupo de dança Movimento, com a coreografia Favela, que interpreta o dia a dia do Setor Madre Germana.

Participam da campanha o Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT18), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), a Federação Goiana de Futebol, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18), a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP); o Ministério Público do Estado de Goiás; o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); o Ministério Público Federal em Goiás, a Defensoria Pública da União e o Fórum Goiano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil(FEPETIGO).

 

Lídia Neves
Núcleo de Comunicação

 

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.