Psicólogo Ricardo Lana é o convidado especial para live do dia dos pais nesta sexta-feira

Glossário Jurídico

Com o tema “O que significa ser pai hoje?”, o TRT Goiás, por meio da Gerência de Saúde, promove uma live especial em comemoração ao dia dos pais com o psicólogo Ricardo Lana, mestre e doutor em psicologia pela USP e terapeuta familiar. A palestra virtual acontece às 15 horas desta sexta-feira, 7/8, e será transmitida ao vivo pelo canal do TRT-18 no YouTube. A mediação da live ficará por conta do médico Rodrigo Ximenes, chefe do Setor de Assistência Médica do Tribunal.

O que significa ser pai hoje?
Para o psicólogo, este é um tema que vem pautando grande parte da sua vida e prática profissional. O terapeuta atende, sobretudo, pais, individualmente ou em grupo. Ele disse que as angústias e questões que se quer desenvolver nessas terapias são diversas, mas que há alguns temas recorrentes e mais marcantes, como a falta de um vocabulário emocional bem desenvolvido, a dificuldade para se envolver emocionalmente, fruto de terem sido criados em uma lógica na qual “homem não chora”, além de muitas feridas e cicatrizes da relação com os seus pais, ações que eles não querem repetir com os filhos.

Segundo Ricardo Lana, essa lista é extensa. “Mas quando se caminha mais no processo de construção de uma paternidade ativa, participativa, surgem as demandas relativas à sobrecarga das mães, companheiras, a carga prática (de serem responsáveis por realizar as tarefas) e mental (o planejamento da vida familiar). Ou seja, são diversas as questões com as quais se depara e que impactam nas crianças, nos espaços e, inclusive, no mercado de trabalho”, refletiu.

É com base nessas questões que o psicólogo Ricardo Lana vai trazer uma reflexão sobre quais os elementos estão presentes no que significa ser pai hoje, considerando também o período atual de isolamento social devido à pandemia de coronavírus. Segundo ele, durante a quarentena, muitos dos papéis que, tradicionalmente, são dados como responsabilidade das mulheres, acabaram sendo, ainda que forçadamente, vivenciados por muitos homens.

Currículos
Ricardo Lana é pai do Heitor e da Maria Flor, terapeuta de famílias, casais e crianças e coordenador de grupos com pais e mães (Parentalidade em Construção). Além disso é colunista em paizinhovirgula.com. Conheça mais sobre o palestrante no site: ricardolana.com.br e no Instagram: @ricardolanapsico

Já o mediador Rodrigo Ximenes é pai do Caio e do César, médico, mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG, gastroenterologista e endoscopista. Ele mantém o canal youtube.com/drrodrigoximenes.

Não perca essa live especial do dia dos pais. Para assistir à palestra é só acessar o canal do TRT Goiás no YouTube (www.youtube.com/trtgoias).

Comunicação Social TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.