PEC 56/2014 aguarda votação no Senado

Glossário Jurídico

A proposta de emenda à Constituição (PEC) 56/2014 passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal em novembro do ano passado e agora aguarda votação em Plenário.

Conforme ementa, a PEC visa assegurar proventos integrais aos servidores que se aposentarem por invalidez permanente, em todas as hipóteses, e estabelecer a revisão dos proventos de aposentadorias por invalidez já concedidas, com efeitos financeiros a partir da data da promulgação da Emenda Constitucional.

Atualmente, os servidores que tomaram posse até a publicação da Emenda Constitucional 41, em dezembro de 2003, e se aposentarem por invalidez permanente, só receberão proventos integrais se a incapacidade decorrer de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável. Nos casos de aposentadoria por outro tipo de invalidez, os proventos serão proporcionais ao tempo de serviço.

Se aprovada a PEC 56, bastará a constatação da incapacidade laboral por invalidez permanente, comprovada por perícia médica, conforme previsto no Regime Geral de Previdência Social.

Para o senador Romero Jucá, relator da matéria na CCJ, a isonomia é importante por não haver justificativa para tratamento diferenciado em razão da causa da invalidez. O relator ressalta, no entanto, que a integralidade de proventos e a paridade com trabalhadores da ativa só valem para os que ingressaram no serviço público até 2003. Para os demais, o valor da aposentadoria por invalidez é calculado com base em média da remuneração do servidor, seguindo regras previstas na Emenda Constitucional 41.

Esta e outras proposições de interesse dos servidores são acompanhadas pela assessoria parlamentar da ANAJUSTRA e o andamento delas na Câmara e no Senado são periodicamente publicados no site da associação.

Leia mais notícias sobre PLs acessando a página de notícias “parlamentar”
Confira o quadro de projetos de criação de cargos acompanhados pela assessoria

Se você deseja que a assessoria acompanhe algum projeto de lei ou quer saber informações sobre ele, envie e-mail para: ass_parlamentar@anajustra.org.br. No e-mail informe, corretamente, o número e o ano da proposição e faça sua pergunta.

(Com informações da Agência Senado)

Fonte: Anajustra

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.