Nova tentativa de conciliação no dissídio coletivo de greve dos operários da reforma do Aeroporto é marcada para esta sexta-feira

Glossário Jurídico

Foto DissídioO desembargador Mário Bottazzo determinou a realização de nova audiência para tentativa de acordo no Dissídio Coletivo de Greve ajuizado pelo Consórcio Odebrecht – Via Engenharia em face do STICEP – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Pesada. A audiência será realizada nesta sexta-feira, 7/2, às 14 horas, no auditório do Tribunal Pleno. Ele também determinou a citação e a intimação do Sintracom – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, que foi mencionado como o responsável pela deflagração do movimento grevista dos operários que trabalham nas obras de melhorias e ampliação do Aeroporto de Goiânia. O Sintracom será incluído no pólo passivo da ação e intimado da liminar que determinou a suspensão imediata da greve e o retorno dos obreiros ao trabalho.

Durante a audiência realizada hoje, 6/2, no mesmo local, o desembargador também determinou a citação de membros integrantes da comissão do movimento grevista para que também compareçam à nova audiência desta sexta-feira.

Entenda o caso

A greve dos operários que trabalham na reforma do Aeroporto de Goiânia foi iniciada no último dia 31 de janeiro. Eles reivindicam melhorias salariais e de condições de trabalho. Na quarta-feira, a presidente do TRT de Goiás, desembargadora Elza Silveira, concedeu liminar no dissídio coletivo de greve ajuizado pelo consórcio empregador e determinou o imediato retorno dos operários ao trabalho por considerar a greve abusiva.

Na audiência de hoje, o Sindicato suscitado, STICEP, esclareceu ser o representante da categoria mas que os trabalhadores foram incentivados a entrar em greve pelo Sintracom demonstrando no caso uma disputa sindical pela representatividade da categoria.

Para a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Janilda Guimarães de Lima, que também participou da audiência, a entidade obreira que lidera o movimento de paralisação não corresponde à entidade que está legitimada a defender os operários. “O que se percebe é que está havendo um conflito de entidades sindicais na liderança dos trabalhadores que estão paralisados e isto deve ser trazido para os autos”, afirmou a procuradora.

 As obras

Cerca de 400 operários trabalham atualmente nas obras de melhorias e ampliação do Aeroporto de Goiânia cuja previsão de término é março de 2015. Nesta etapa, retomada em setembro de 2013, está prevista a construção de novo terminal de passageiros.

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.