Ministro Aloysio Corrêa aborda a jurisdição 4.0 e o impacto “absoluto” da pandemia na prestação de serviço

Glossário Jurídico

26º Congresso Goiano de Direito do Trabalho e Processo do TrabalhoO ministro Aloysio Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), proferiu a palestra magna “Atividade telepresencial na jurisdição: cenário pós-pandêmico” na abertura do 26º Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho realizada, na noite de quarta-feira (21)  no auditório dos Goyazes do Complexo Trabalhista de Goiânia. Ele ressaltou que a jurisdição 4.0 começou uma revolução tecnológica na atuação do TST e dos regionais somada à pandemia, que teve impacto “absoluto” na prestação de serviço.

Para Corrêa, a Justiça do Trabalho foi protagonista de uma mudança de comportamento por meio da utilização da tecnologia e dos meios telemáticos para enfrentar as adversidades e o isolamento provocados pela covid-19 e manter a efetividade da entrega jurisdicional. “Esse novo paradigma passou a ser uma realidade porque a jurisdição precisa estar disponível para o cidadão na busca do processo justo”, disse ao comentar o sucesso do projeto Juízo 100% digital. Segundo ele, esse projeto retira o “tempo morto do processo, o tempo de prateleira”. Ressaltou, no entanto, que será sempre o jurisdicionado a eleger a modalidade digital.

Homenagem

Desembargador Platon Teixeira Filho sendo homenageado nesta edição do Congresso do IGTO desembargador Platon Teixeira Filho foi o homenageado desta edição do Congresso do IGT, cuja tradição é destacar personalidades do mundo jurídico que contribuem para o fortalecimento dos direitos trabalhistas e das instituições do sistema de justiça laboral. Segundo o presidente do IGT, advogado Gustavo Oliveira, o desembargador Platon empresta o seu nome e a sua história à 26ª edição do evento. “São 30 anos de história e nele encontramos todos os elos entre o IGT, a Amatra e o TRT-18, lembrando que o  desembargador é o associado número 1 do instituto”.

Todos que discursaram na abertura do evento mencionaram o caráter, a ética e a alegria que sempre pautaram a vida privada e profissional do desembargador Platon Filho. O presidente do TRT, desembargador Daniel Viana Júnior, afirmou que a história do regional goiano pode ser dividida em antes e depois da administração do homenageado, que representou um choque de gestão tanto na área administrativa quanto jurisdicional. “O desembargador Platon Filho nos brinda com a sua capacidade de aglutinação e experiência jurídica e de vida”, assinalou.

Presidente do TRT-18 Desembargador Daniel Viana Júnior discursando

Presidente do TRT-18 Desembargador Daniel Viana Júnior discursando

O presidente da OAB-Goiás, Rafael Lara, destacou a sabedoria do homenageado, que completou 42 anos de magistratura, “um de nossos desembargadores mais humanos”. Lara Martins ainda comentou o relacionamento harmonioso entre o IGT, o MPT, a advocacia e o TRT. “É com verdade, diálogo e colaboração que resolvemos nossos problemas em Goiás”, concluiu.

O juiz do trabalho Fernando Rossetto, presidente da Amatra18, também destacou a representatividade do desembargador Platon, “pilar da história da Justiça do Trabalho em Goiás, ele sabe conjugar argumentação jurídica com os saberes vividos para chegar à melhor decisão”.

A juíza Narayana Hannas, diretora da Amatra18, conduziu a homenagem feita pela família do desembargador Platon. Ela falou da relação próxima com o magistrado. “Qualquer adjetivo seria pleonasmo, mas se fosse ressaltar um  diria que a principal característica dele seria a prática do amor”.

Juiz Platon Teixeira Neto e as irmãs Karen e Ingrid prestaram homenagem ao pai, o desembargador Platon Teixeira Filho

Juiz Platon Teixeira Neto e as irmãs Karen e Ingrid prestaram homenagem ao pai.

Em seguida, o juiz Platon Teixeira Neto e as irmãs Karen e Ingrid prestaram homenagem ao pai. “O senhor é um ser humano que tanto nos ensina e nos orgulha. Íntegro, honesto, justo, que gosta de ser amigo. Aprendi com o senhor que a vida é alegria, emoção, poesia e com a sua simplicidade, o seu legado profissional imenso e pelo que é”. Emocionado, Platon Neto utilizou trechos de músicas que o pai mais aprecia para falar de amor e da alegria que contagia inspira a todos.

O procurador do trabalho aposentado Edson Braz, pioneiro da criação do IGT, também pontuou que Platon Filho representa o espírito da entidade que não tem conotação classista e congrega todos os participantes em torno do conhecimento e aperfeiçoamento constantes.

O juiz Fernando Rossetto, pianista desde os 8 anos, também tocou para o homenageado a música Liebestaun, de Franz Liszt

O juiz Fernando Rossetto, pianista desde os 8 anos, também tocou para o homenageado a música Liebestaun, de Franz Liszt

Por fim, o homenageado agradeceu o carinho recebido e ressaltou a satisfação e o orgulho de fazer parte da história do IGT desde a sua criação. “Aprofundamos o estudo da ciência do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho aqui em Goiás e o IGT continua o mesmo, com a mesma grandeza de antes e já deu enormes frutos”.

Solidariedade 
26º Congresso Goiano de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

A pianista Laura Vieira Naves apresentou as músicas “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, e Soneto da Fidelidade, de Vinícius de Morais, numa homenagem ao desembargador Platon

Gustavo Oliveira ressaltou que o congresso ao longo da história sempre trouxe para reflexão temas sensíveis e palestrantes renomados e agora o evento também vai contribuir para o projeto social do IGT. Anunciou a doação de 1,5 tonelada de alimentos pela indústria Caramuru. Os participantes também podem contribuir com doações até sexta-feira.

Sobre os temas a serem debatidos durante o congresso, Oliveira levantou alguns questionamentos acerca dos rumos das relações de trabalho. “Quais perigos nos rondam? Qual direito vai emergir da tecnologia e da pandemia? Quais os impactos da inteligência artificial e do algoritmo?”, concluiu

Confira a programação do congresso no portal do IGT.”

Galeria de fotos (@studiobrenosantos)

FV/CG

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.