Justiça Itinerante amplia atendimento em 2016 com a previsão de 24 edições

Glossário Jurídico

justica-itineranteO Programa Justiça Itinerante volta em 2016 com novo fôlego para atender o jurisdicionado que fica distante de posto ou vara trabalhista. Este ano está prevista a realização de 24 edições, número bem superior às 15 realizadas em 2015. Serão contempladas as cidades de Campos Belos, Mozarlândia, Águas Lindas e Cristalina, cidade que entrou definitivamente para o calendário do programa.

A primeira edição será realizada em Águas Lindas entre 1º e 5 de fevereiro, no Fórum da Justiça Estadual local. Além do próprio município sede da edição, serão beneficiados o município de Santo Antônio do Descoberto e os distritos de Edilândia e Girassol, localizados no município de Cocalzinho.

O programa busca suprir o atendimento às populações dos municípios que estão situados em regiões mais distantes das sedes das varas do trabalho do interior do Estado, facilitando o acesso do cidadão ao Judiciário Trabalhista. Ele foi criado em 2008, para atender a uma determinação constitucional, e é coordenado por Renato Hiendlmayer, juiz auxiliar da Presidência.

Resultados
Em 2015 foram realizadas 803 audiências trabalhistas e 317 conciliações, resultando em cerca de 4 mil pessoas atendidas. O valor negociado chegou a mais de R$ 2,3 milhões. O juiz Renato Hiendlmayer destaca o alcance social do programa. Segundo o magistrado, o Justiça Itinerante traz mais segurança e efetividade para os jurisdicionados uma vez que a produção de provas se dá no local onde o trabalhador atuou. “O programa é vitorioso e o benefício social é inegável a pessoas que de outra forma não teriam acesso à Justiça do Trabalho”, ressaltou.

A cada ano o TRT18 vem diminuindo um indicador que calcula a distância média percorrida por qualquer pessoa para chegar a um posto de atendimento da Justiça do Trabalho (seja posto avançado, Vara do Trabalho ou uma edição do Justiça Itinerante. Essa distância média, que em 2014 foi de 28,66 Km, leva em conta a população total do Estado e a distância entre os municípios até uma Vara do Trabalho ou posto avançado.

Fabíola Villela – Seção de Imprensa – DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás.

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.