Importância dos pequenos gestos é a temática da 4ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT de Goiás

Glossário Jurídico

31-05-2016 (8) - Presidente AldonEm comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, o TRT de Goiás preparou três dias de intensa programação voltada à preservação do meio ambiente, aberto à participação de toda comunidade. O desembargador-presidente do Tribunal, Aldon Taglialegna, abriu o evento no dia 31 de maio às 14h, dando em seu discurso enfoque à busca por novas soluções perante a crise. Também realçou a importância dos pequenos gestos na economia de recursos, foco desta 4ª Semana Socioambiental do TRT, sendo seguido pela primeira palestra do dia, do biólogo Giovane Toledo, que apresentou o projeto Residência Resíduo Zero.

O Projeto Residência Resíduo Zero, segundo explicou Toledo, propõe a separação do lixo residencial em três compartimentos – recicláveis, orgânicos e rejeitos. Os recicláveis são encaminhados às cooperativas e os rejeitos que não forem contaminantes seguem para coleta comum de lixo. Já o lixo orgânico é colocado em composteiras domésticas, sendo decomposto e gerando fertilizantes como produto. O resultado é uma grande diminuição de resíduos gerados pela residência. O tema despertou bastante interesse na plateia, que apresentou diversas perguntas. Grande parte ainda tem dúvidas do que é reciclável ou não e como tratar esse resíduo. Toledo destacou que se deve reaproveitar ao máximo os produtos antes de encaminhá-los para reciclagem, além de repensar o próprio consumo.

31-05-2016 (1)O primeiro dia de evento foi encerrado com a palestra de José Verneck Monteiro com o tema Sustentabilidade Simples e Descomplicada – como podemos reduzir nossa pegada ecológica com atitudes simples, e com a distribuição de mudas de hortaliças aos presentes. Além das palestras, quem entrou no TRT já no início do dia deparou-se com estandes montados em paletes para venda de hortaliças orgânicas, móveis em paletes, artesanato em materiais recicláveis, paisagismo sustentável e expositor do Projeto Olho no Óleo, da SANEAGO (Companhia de Saneamento de Goiás).

Já a manhã desta terça-feira, 1º de junho, foi iniciada com uma Oficina de Artesanato utilizando materiais recicláveis, aberta a todos os inscritos. Dentro do auditório do Fórum Trabalhista, uma mesa redonda discutiu o tema Direito e Sustentabilidade, com a presença do Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva (FC/UFG), da Dra. Luciane Martins de Araújo (PUC/GO) e do Juiz Diretor do Foro de Israelândia, Dr. Marcos Boechat Lopes Filho. Estão programadas para o período vespertino desta terça-feira outra mesa redonda sobre Energia e Água com o Prof. Dr. Marcus André Siqueira Campos (EECA/UFG), falando sobre Ações de Uso Racional de Água para Edificações Públicas; e o Eng. Jorge Luiz Rodrigues da Silva (Mol! Engenharia), com o tema Economia de Energia: Aplicação dos Conceitos de Eficiência Energética em Residências e no Trabalho.

Para o último dia de evento, quinta-feira, 2 de junho, às 13h30, está programada a formalização do Termo de Cooperação Sustentável entre diversos órgãos do Sistema de Justiça no Estado de Goiás.

Lídia Barros – Seção de Imprensa – Divisão de Comunicação Social e Cerimonial do TRT de Goiás


Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.