Estande de tiro virtual vai aperfeiçoar formação e atuação da Polícia Judicial do TRT-18

Glossário Jurídico
Foto do presidente do TRT18, desembargador Geraldo Nascimento, discursando. Trata-se de um homem branco de cabelo liso, curto e grisalho. Ele veste um terno preto e fala atrás de um microfone de mesa.

“Estamos inaugurando um projeto iniciado na gestão anterior, evidenciando a cultura de continuidade presente nesta gestão e no nosso Regional”, destacou Geraldo Nascimento

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, inaugurou na tarde do dia 6/9 o estande de tiro virtual da Secretaria de Segurança Institucional e Transporte do tribunal. O sistema informatizado adquirido para simulações de tiro propiciará  capacitação e aperfeiçoamento dos agentes da Polícia Judicial do TRT-18 e atenderá a  necessidade de implementar treinamento contínuo e adequado aos agentes, oferecendo comodidade e otimizando recursos.

Geraldo Nascimento explicou que o estande de tiro virtual é um projeto iniciado ainda na gestão do desembargador Daniel Viana Júnior à frente da presidência do TRT-18 e que teve continuidade na gestão do biênio 2023/2025. “A aquisição do estande justificou-se principalmente pelo fato de que o treinamento apenas com munição real representa um alto custo financeiro”, ressaltou o desembargador-presidente em seu discurso.

Além da economia com munição real, o estande de tiro virtual vai permitir a diminuição dos deslocamentos de agentes da Polícia Judicial para estandes físicos, mas não dispensará o treinamento real. “A capacitação em armamento e tiro dos agentes, até recentemente, era realizada por meio de parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás, que, por diversas vezes, cedeu gentilmente seu estande de tiros para tal mister”, lembrou Geraldo Nascimento.

Imagem colorida de um homem utilizando o estande virtual de treino de tiro. Na foto, o homem se encontra de costas, segura uma arma com as duas mãos e aponta o objeto para uma tela que possui a imagem de um alvo.

Desembargadores e juízes conheceram e testaram o estande de tiro virtual

Ainda de acordo com o desembargador-presidente, o “treinamento constante e a capacitação apropriada do profissional de segurança gera uma adequada manutenção dos conhecimentos adquiridos, bem como uma melhoria da produtividade e assertividade das ações”.

De acordo com a Secretaria de Segurança Institucional, o custo para implantação desse sistema foi de aproximadamente R$ 80 mil, valor que inclui o software simulador virtual, o projetor e cinco programas específicos para treinos variados. O estande de tiro virtual, localizado no segundo subsolo do novo prédio do tribunal,  poderá ser utilizado pelos 47 agentes de Polícia Judicial em atividade e também por magistrados que tenham porte de arma.

Exemplo para outros TRTs
Foto do desembargador do TRT-20, José Augusto, discursando. Trata-se de um homem branco de cabelo curto, grisalho e liso. O magistrado veste um terno e óculos pretos.

“TRT-18 tem sido referência aos demais tribunais em várias áreas”, destacou o presidente do TRT-20

O presidente do TRT-20, desembargador José Augusto do Nascimento, estava em visita institucional ao TRT-18 na data do evento e participou da inauguração. José Augusto é o atual coordenador da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor) e afirmou ser uma de suas atribuições  conhecer as boas práticas dos Tribunais Regionais do Trabalho na área da Segurança e sugerir aos demais Regionais a replicação delas. Ele acrescentou que o TRT-18 “tem ensinado e inspirado a todos os demais tribunais”. 

“Hoje já existe uma cultura de segurança institucional iniciada e que está se consolidando em todos os tribunais. Todos os colegas presidentes e corregedores incorporaram a ideia de prestigiar essa categoria valorosa que é a Polícia Judicial”, ressaltou. O desembargador José Augusto Nascimento disse que gostaria de replicar essa iniciativa do estande de tiro virtual no TRT-20 e também sugerir aos outros TRTs seguirem o mesmo caminho. Ele ainda convidou o desembargador Geraldo Nascimento para fazer parte da Comissão de Segurança do Coleprecor, convite que foi prontamente aceito pelo presidente do TRT-18. 

Ferramenta inovadora
Foto do diretor da Secretaria de Segurança Institucional, Roger Molinari. Trata-se de um homem moreno ,de cabelo raspado e crespo e barba. O mesmo veste terno e fala atrás de um microfone de mesa.

“Com equipamento austríaco, o estande de tiro virtual do TRT-18 é uma estrutura de primeiro mundo”, disse Roger Molinari

Ao discursar, o diretor da Secretaria de Segurança Institucional, servidor Roger Molinari, reforçou que “a Polícia Judicial do TRT-18 orgulha-se de possuir um centro de treinamento e condicionamento físico para seus agentes, bem como pelo fato de que possuirá, a partir desta data, um estande de tiro virtual, algo de que poucas forças deste país atualmente dispõem”.

Roger Molinari destacou que o estande será mais uma ferramenta inovadora implantada pelo TRT-18 e que proporcionará o aperfeiçoamento e a qualificação na formação dos agentes de Polícia Judicial. Ele também agradeceu ao ex-presidente Daniel Viana Júnior e ao atual, Geraldo Nascimento, pelo apoio integral na aquisição dos equipamentos e na implantação do estande. 

O diretor encerrou lembrando que os agentes de Polícia Judicial têm se especializado constantemente em várias áreas de atuação policial, com cursos relacionados à atividade de inteligência, defesa pessoal, formação de instrutores de tiro e de direção policial, escolta de autoridades, dentre outros.

Presenças
Foto de 5 homens na frente da frota de viaturas da Policia Judicial. Os 5 estão vestidos de ternos e posam para a foto, posicionados lado a lado, de pé.

O diretor da Secretaria de Segurança apresentou aos magistrados a frota de veículos da Polícia Judicial, que possui veículos doados pela Justiça Federal de Goiás ao TRT-18

Além do presidente do TRT-20, também prestigiaram a inauguração do estande de tiro virtual os desembargadores Daniel Viana Júnior, Welington Peixoto e Elvecio Moura; os juízes Cleidimar Almeida, Eunice Castro, Platon Neto e Luciano Crispim; o secretário-geral da Presidência, Humberto Ayres; o diretor-geral, Álvaro Resende; o secretário-geral de Governança e Gestão Estratégica, Robnaldo Alves; o secretário-geral Judiciário; Cleber Pires, e vários outros servidores do TRT-18. Também esteve presente o secretário de Segurança Institucional do TST, Elton Boulanger, que já chefiou a Segurança do Regional de Goiás. 

WF/LN

Confira as fotos da inauguração na galeria do TRT-18

Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Institucional, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.