Correição: VT de Ceres cumpre 2 das metas do CNJ em 2021 e apresenta aumento da performance na projeção para 2022

Glossário Jurídico
Homens de terno e mulheres um ao lado outro em pose para foto em frente à entrada da VT de Ceres

Equipe da VT de Ceres reunida com o desembargador-corregedor

A unidade judiciária atingiu as metas número 2 (julgar processos mais antigos) e a 5 (reduzir a taxa de congestionamento na fase de execução) determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2021. O percentual atingido foi de 103% e 111,3%, respectivamente. Já nas metas 1 (julgar mais processos que os distribuídos) e 3 (estimular a conciliação), o alcance no período foi de 85,7% e 96,2%.

Os dados apontam ainda boas projeções para 2022, conforme a ata de correição. Segundo a análise dos relatórios de janeiro a agosto de 2022, a unidade tem três metas do CNJ acima de 100%. Os números são: Meta 1 – julgar mais processos que os distribuídos – 106,11%; Meta 2 – julgar processos mais antigos – 107,5%; Meta 3 – estimular a conciliação – 93% e Meta 5 – reduzir a taxa de congestionamento na execução – 155,9%.

Semipresencial

Realizada no dia 7 de outubro, com a presença do desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Geraldo Nascimento, e do diretor, Marcelo Marques, a correição ocorreu na modalidade semipresencial. A correição ordinária abrangeu o período compreendido entre  1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022.

Igest

No Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest), a unidade também apresentou boa avaliação. O Igest sintetiza os indicadores de todas as unidades judiciárias do país comparando dentre outros dados: acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. Em 2022, a Vara do Trabalho de Uruaçu, analisada em nível nacional e regional, apresentou o seguinte desempenho: 18º lugar, entre 86 varas do trabalho existentes no país dentro da mesma movimentação processual e 1º lugar entre as duas varas do trabalho existentes na região dentro da mesma movimentação processual no regional.

Jurisdição 

A Vara do Trabalho de Ceres possui jurisdição sobre os municípios de Carmo do Rio Verde, Ceres (sede da jurisdição), Ipiranga de Goiás, Itapaci, Itapuranga, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Nova Glória, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, São Patrício e Uruana.

População e economia

Considerados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, relativos ao município de Ceres, atualmente a população é de cerca de 22.407 habitantes (dados relativos ao ano de 2021).

O município de Ceres está situado às margens do Rio das Almas, que o separa do município de Rialma. Suas principais atividades econômicas são a agricultura (milho, soja e arroz) e a pecuária leiteira e de corte, destacando-se também no ramo de saúde, como referência no setor médico-hospitalar no interior goiano. O município é também grande produtor de abacaxi, banana, melancia, mandioca, cana-de-açúcar, batata, cará, laranja e produtos hortifrutigranjeiros.

Cerca de 95% da população vive na área urbana do município.

Leia a ata de correição na íntegra:  Ata da Correição 2022 VT Ceres

JA/FV

Comunicação Social – TRT/18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.