Correição na 1ª VT de Itumbiara registra índice de produtividade superior a 100% em relação ao ano passado

Glossário Jurídico

A correição finalizada na 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara pelo corregedor regional do trabalho, desembargador Daniel Viana Júnior, registrou um bom desempenho da unidade na fase de execução em 2020, tendo recebido 328 novos casos e baixado 896 processos.

O corregedor regional mencionou que a unidade obteve um índice de produtividade superior a 100% no ano passado. Para ele, “o excelente desempenho desta unidade no cumprimento das metas do CNJ em 2019 realçam o comprometimento e a operosidade das magistradas titular e auxiliar do juízo”. Por esse motivo, Daniel Viana parabenizou as juízas Rosane Gomes de Menezes Leite e Dânia Carbonera Soares, respectivamente titular e auxiliar, bem como todos os servidores da Secretaria, pelo excelente desempenho da unidade, além da observância das orientações repassadas pela Administração do Tribunal e pela Corregedoria Regional, voltadas para o atingimento das metas nacionais e específicas da Justiça do Trabalho.

A correição realizada na 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara também revelou que a unidade tem um efetivo controle dos prazos médios de duração dos processos, estando abaixo de 90 e 180 dias, respectivamente, para os processos que tramitam nos ritos sumaríssimo e ordinário. Dados apurados no sistema eGestão revelam que o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional – do ajuizamento até a solução do processo – no rito sumaríssimo, que era de 70,3 dias em 2018, passou em 2019 para 71 dias, e, até o mês de outubro de 2020, passou para 92,1 dias. Já no rito ordinário, em 2018, a média foi de 109,2 dias, baixando para 102 dias em 2019, atingindo em 2020, a duração de 118,3 dias.

Igest

O Índice Nacional de Gestão do desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. Apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores de acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento em relação a força de trabalho, adotados em consonância com os objetivos traçados no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020.

Relatório mais recente do Igest, feito entre outubro de 2019 a setembro de 2020, apontou que a 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara, analisada a nível nacional e regional, ficou em 65º lugar, entre 570 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; e em 6º lugar entre 18 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual.

Projeto Garimpo

Por fim, o desembargador-corregedor registrou o agradecimento aos servidores da Secretaria pela colaboração dada na execução do Projeto Garimpo. Daniel Viana pediu aos servidores que continuem atuando neste projeto, principalmente em decorrência do atual cenário de pandemia, notadamente em razão dos impactos econômicos causados na população em geral. Nesse sentido, solicitou aos magistrados e servidores que priorizem a liberação de valores, quando possível, nos processos arquivados a partir de fevereiro de 2019.

Jurisdição

As Varas do Trabalho de Itumbiara possuem jurisdição sobre os municípios de Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada e Itumbiara.

Clique aqui e leia a íntegra da ata de correição.

Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.