Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho é recebido na sede da OAB-GO

Glossário Jurídico
Visita do ministro Caputo Bastos à sede da OAB-Goiás

Visita do ministro Caputo Bastos à sede da OAB-Goiás

O ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, corregedor da Justiça do Trabalho, foi recebido nesta manhã na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás (OAB GO) com um café da manhã no salão nobre. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-Goiás), desembargador Daniel Viana Júnior, e o vice-presidente e corregedor do TRT-Goiás, Geraldo Rodrigues, também participaram do encontro.

Na oportunidade, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, enalteceu a administração que tem sido feita no Tribunal. ”Quero em nome de toda a advocacia e de forma bastante verdadeira, elogiar o TRT-18ª Região, não só pelos selos que tanto nos orgulham e já seria motivo único e suficiente de elogio, mas também, pelo trato no relacionamento com a advocacia. É fato que o Tribunal tem uma relação exemplar com a nossa categoria e na pandemia isso se intensificou. Todas as medidas que foram realizadas pelo TRT nesse período não deixaram de passar pelo diálogo e escuta da advocacia. Hoje, a visita do Ministro e da Diretoria aqui na Ordem muito nos engrandece e confirma essa parceria profícua’’, frisou.

Diretoria da OAB-Goiás e o ministro-corregedor

Diretoria da OAB-Goiás e o ministro-corregedor

No encontro, Guilherme Caputo, ressaltou a significância dos advogados e das advogadas. “’Tenho sempre essa preocupação de como é a relação com a advocacia. É indispensável que nessa parceria e diálogo tenha respeito e transparência. E fico contente em saber que essa relação tem sido positiva aqui no estado de Goiás’’, disse.

Daniel Viana também fez questão de comentar sobre essa união. ‘’Reitero essa parceria que o Tribunal tem com a OAB-GO, já sabemos disso, mas é muito importante que seja reforçado aqui, principalmente, quando um ministro corregedor faz uma visita presencial como esta. Esse contato é de suma importância para a condução dos nossos trabalhos’’, pontuou.

Estiveram presentes no encontro o presidente da Comissão Especial do Direito Empresarial do Trabalho da OAB-GO, Leopoldo Siqueira; o presidente da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), Jerônimo José Batista Júnior; membros e conselheiros da OAB-GO e representantes da Agatra e do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT).

Agenda

Diretoria do Sinjufego com o ministro-corregedor

Diretoria do Sinjufego com o ministro-corregedor

Após a reunião na OAB-GO, o ministro Guilherme Caputo recebeu representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás – Sinjufego. Durante audiência realizada na presidência do TRT-Goiás, os diretores da Sinjufego, João Batista, Fúlvio Barros e Fernanda Rocha elogiaram o trabalho da administração do desembargador Daniel Viana perante a pandemia da covid-19. Segundo João Batista, o presidente tem garantido a segurança dos servidores do tribunal nas fases mais críticas da pandemia. As demandas da categoria também foram apresentadas ao ministro na oportunidade.

Em seguida, o corregedor-geral recebeu representantes da Associação Goiana da Advocacia Trabalhistas (Agatra) e conselheiros seccionais da OAB. Na ocasião, o presidente da entidade, José Jerônimo Batista Júnior, parabenizou o ministro-corregedor e também o TRT-18 pela movimentação em torno do programa “Corregedoria Solidária”, anunciando, inclusive, a doação de 200 litros de leite pela Agatra, Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e Comissão de Direito do Trabalho da OAB-Goiás, os quais foram entregues no fim da tarde de hoje.

iretoria da Agatra e OAB-Goiás em visita ao ministro-corregedor

Diretoria da Agatra e conselheiros seccionais da OAB-Goiás em visita ao ministro-corregedor

Ele ressaltou a boa relação que o Tribunal mantém com a advocacia trabalhista, destacando a participação das entidades classistas no Comitê de Governança e Gestão Participativa e no Comitê de Retomada dos Serviços Presenciais, com direito a voz e voto. Jerônimo Batista mencionou, ainda, a atuação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) cujo trabalho facilita o dia a dia dos advogados, proporcionando, inclusive, uma solução rápida e célere para mais de 50% dos processos que chegam à Justiça do Trabalho goiana, bem como, padronizando procedimento relativos às audiências iniciais.

Por fim, o ministro recebeu o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região, juiz Fernando Rossetto, e das diretoras Eneida Alencar e Viviane Freitas. Em nome da Amatra18, os magistrados deram as boas-vindas ao ministro corregedor-geral e ressaltaram a importância do diálogo construtivo para o aprimoramento das condições de prestação jurisdicional. Na reunião, foram discutidos temas de interesse do movimento associativo, a exemplo da reestruturação da Justiça do Trabalho e das audiências telepresenciais.

Diretoria da Amatra18 com o ministro Guilherme Caputo

Diretoria da Amatra18 com o ministro Guilherme Caputo

Leitura da ata

A correição no TRT-18 será encerrada nesta sexta-feira, 1º/4, com a leitura da ata correicional às 10h. A solenidade será híbrida, podendo ser acompanhada presencialmente no Plenário Ipê do Complexo Trabalhista de Goiânia ou pela internet, no canal do TRT Goiás no youtube. Em seguida, o ministro concederá entrevista a veículos da imprensa interessados. Para manifestar interesse, encaminhar e-mail para comunicacao@trt18.jus.br.

Comunicação Social/TRT-18 com informações da OAB-GO

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.