Café Seguro: Grupo Masut recebe profissionais da magistratura, Ministério Público e advocacia

Glossário Jurídico
Grupo de pessoas reunidas para foto. Algumas vestem uniforme branco e outras usam uniforme azul-claro

Trabalhadores em treinamento e empregados da Saúde e Segurança reunidos durante a edição do Café Seguro

A 15ª edição do Projeto Café Seguro reuniu trabalhadores e empresários do Grupo Masut, transportadora de produtos inflamáveis. A equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), coordenada pelo desembargador Welington Peixoto, foi à empresa para conversar sobre cuidados com a saúde física e mental. Participaram do encontro profissionais da magistratura, advocacia, Ministério Público do Trabalho e servidores do TRT-18.

Motorista Wladimir Carlos

O motorista Wladimir Carlos trabalha há quatro anos na transportadora e conta que roda o Brasil todo. Para ele, o transporte de produtos inflamáveis requer muito mais atenção do condutor na estrada. “Descansamos a cada quatro horas e temos o intervalo para o almoço. Em média, são 10 horas de jornada diária”, afirmou. “A atenção e o reconhecimento que estamos tendo mostra que alguém se preocupa com a gente”, observou ao falar da iniciativa.

Desembargador Welington Peixoto

O desembargador Welington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, falou do alcance do projeto Café Seguro, uma das ações do programa. “É enorme porque atrás de tudo isso tem as pessoas, que são o nosso maior patrimônio. Todo mundo quer um ambiente de trabalho seguro, saudável, vamos cuidar do que é correto”, afirmou.

Desembargador-presidente Geraldo Nascimento

O presidente do TRT-18, Geraldo Nascimento, ressaltou a postura pró-ativa assumida pelo TRT com o programa e elogiou as edições do Café Seguro, implementado desde 2018. “É uma verdadeira itinerância em todo o Estado e as empresas só têm a lucrar com essas boas práticas de valorização da saúde e segurança do trabalho”, observou.

Sulaimen Bittar, diretor-presidente do Grupo Masut, ressaltou que os recursos humanos de uma empresa representam muito mais do que a força do capital. “Me sinto honrado com a presença de vocês. Essa aproximação do julgador, do trabalhador e do capital é muito bem-vinda”, destacou. Segundo o empresário, eles estão há seis anos sem nenhum acidente de trabalho. “Isso é uma grande vitória nossa. Segurança é dignidade”, comemorou.

Pessoas em pé, lado a lado, durante edição do Café Seguro

Sulaimen Bittar e Mariza Bittar, proprietários do Grupo Masut, recepcionaram a equipe do Café Seguro

O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Marcelo Ribeiro, informou que, no ano passado, foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho e 2.538 mortes no país, sendo o transporte rodoviário de cargas o terceiro no ranking de acidentes. “O meio ambiente de trabalho tem relação direta com tudo na vida do trabalhador e a saúde e a segurança são responsabilidade de todos”, assinalou.

Acidente zero

O gerente de segurança da empresa, Inácio Camargo, mostrou na prática como funciona o sensor de fadiga instalado na cabine do condutor e os acidentes que puderam ser evitados com a atenção do motorista, que realiza treinamento e curso de operacionalização de produtos perigosos. A ferramenta detecta sinais de cansaço do condutor, que são monitorados por empregados na empresa. Segundo o engenheiro, foram realizadas 56 mil viagens em 2022 e 29 milhões de quilômetros rodados. “A empresa tenta sempre estar alerta com relação à segurança porque pra gente a vida é que importa”, concluiu.

Kleison da Silva é instrutor na empresa há sete meses. Ele ensina noções de segurança no transporte de cargas e manobra dos veículos. “Ótimo esse envolvimento, todo mundo tá junto, reunido mostra que a empresa se preocupa com os trabalhadores”, ressaltou

Saúde mental

A psicóloga Marina Cançado falou sobre as relações de trabalho e a importância do respeito e cooperação mútua entre os trabalhadores. “Vivemos em um mundo muito tecnológico, agitado, rápido e as coisas estão cada vez mais complexas. Por isso, é importante valorizar as relações pessoais no trabalho, se dar bem com o colega, reconhecer que o outro é diferente da gente e respeitar isso”, alertou. Para a profissional, as interferências psicológicas negativas minam a nossa alegria e tornam a jornada ainda mais pesada. “Trabalhar é cooperar e isso faz com que a carga da vida se torne mais leve”, disse.

A empresa
Homem com uma feição séria usando camisa de uniforme azul-claro. Um óculos de grau está pendurado na camisa. No bolso da camisa está preso um crachá de identificação.

Maurício Alves atua há 8 anos como caminhoneiro e está em treinamento na transportadora. “É bom sempre aprender mais, conhecer o que não sabemos”, afirmou ao mencionar o projeto Café Seguro.

Criado em 1992, o Grupo Masut é hoje referência em Anápolis e em Goiás no setor de combustíveis. É formado pelas empresas Masut Combustíveis, Transportadora Transmasut, Masut Distribuidora e Rede de Postos Masut. A empresa conta com 570 condutores e uma frota de quase mil caminhões. No total, o Grupo Masut é responsável por 1.319 empregos diretos.

FV/LN

Confira o álbum de fotos do evento.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Projeto Café Seguro, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.