425 pessoas com deficiência são inseridas no mercado de trabalho goiano sob ação fiscal em 2013

Glossário Jurídico

A Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO)  inseriu 425 pessoas com deficiência no mercado de trabalho goiano, no período de janeiro a maio de 2013, mediante fiscalização para cumprimento de cotas.

Segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de 1 milhão de pessoas com deficiência em Goiás, destas 4.601 estão exercendo alguma atividade no mercado de trabalho, conforme a Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2011.

A SRTE/GO fiscaliza o cumprimento da lei 8.213/91 que estabelece percentuais de contratação de pessoas com deficiência em 2% a 5% do número total de funcionários da empresa.

“A lei 8.213/91 garante às pessoas com deficiência o direito a condições mínimas de participação na vida ativa da sociedade.”, avaliou Arquivaldo Bites, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás.

A SRTE/GO, através da Coordenação de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, notificou e fiscalizou 370 empresas com mais de 100 empregados, entre janeiro e maio deste ano, num procedimento de sensibilização e esclarecimento em que a empresa recebeu um prazo para atender a lei 8.213/91. Apenas vinte empresas foram autuadas.

“As empresas precisam passar por um processo de sensibilização para compreender a importância da convivência com as diferenças, da necessidade da acessibilidade e do potencial produtivo das pessoas com deficiência.”, declarou Arnaldo Bastos Santos Neto, coordenador da inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Lei 8.213/91 – Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

        I – até 200 empregados…………………………………………………………….2%;

        II – de 201 a 500……………………………………………………………………..3%;

        III – de 501 a 1.000………………………………………………………………….4%;

        IV – de 1.001 em diante. …………………………………………………………..5%.

        § 1º A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante.

        § 2º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social deverá gerar estatísticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

Fonte: SRTE/GO
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.