150 ciclistas participaram de pedal pela saúde e segurança no trabalho

Glossário Jurídico
Imagem em orientação paisagem tirada por um drone mostra ciclistas pedalando em estrada de terra em via entre terrenos com grama baixa e algumas árvores à esquerda

 Vista de cima do trajeto

O clima fresco e nublado da manhã de sábado (19) ajudou os ciclistas que pedalaram 50 quilômetros da porta do Fórum Trabalhista, em Goiânia, até o Condomínio Águas da Serra, em Hidrolândia. A nuvem de poeira que cobriu a cidade não intimidou os participantes, que enfrentaram 20 quilômetros de asfalto e depois 30km de chão. No caminho, algumas paradas para lanche e hidratação e a animação do maior incentivador e idealizador do evento, o desembargador Welington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro. 

Imagem colorida mostra três pessoas com medalhas no pescoço. Entre duas mulheres está um homem, eles aparecem da altura da cintura à cabeça

Edição teve a participação de atletas profissionais do ciclismo

O desembargador agradeceu o apoio de todos os patrocinadores e apoiadores do evento, que reuniu 150 ciclistas. “O programa Trabalho Seguro tem a preocupação de cuidar do nosso maior patrimônio que são os nossos colaboradores e gostaria de ressaltar também a contribuição de cada parceiro para fazer dessa segunda edição um sucesso”, ressaltou o desembargador.

Foto mostra homem branco usando capacete segurando uma buzina a gás com a mão direita e dedo indicador e médio da mão esquerda levantados, formando um "V"

Desembargador Welington Peixoto percorreu todo o trajeto incentivando os ciclistas a seguirem em frente

O presidente do TRT, desembargador Geraldo Nascimento, parabenizou a iniciativa pela “impecável” organização e falou da importância do Programa Trabalho Seguro que colhe bons frutos com as edições do Café Seguro e agora do Pedal Seguro. “O desembargador Welington tem todo o meu apoio e pode sempre contar comigo”, disse.

Percurso
Foto mostra dois homens lado a lado em aperto de mãos. Ao fundo, árvores e céu aberto

Desembargador Geraldo Nascimento entrega medalhas aos participantes

Com as bicicletas revisadas, capacete e equipamentos de proteção, os 150 inscritos, entre servidores, magistrados e convidados, percorreram 50 quilômetros rumo ao condomínio Águas da Serra, em Hidrolândia. No caminho, passaram pelo Sesc Faiçalville e Bar da Tia, na região de Serra das Areias, e depois seguiram para Nova Fátima até o destino final. O percurso foi desafiador. Tem que ter resistência e condicionamento físico pra pedalar, mas cada um vai até o seu limite e, se precisar parar, não falta assistência. 

A segurança dos participantes foi garantida no trecho de asfalto por batedores da SMT e Polícia Militar, e também, durante todo o percurso, pelas equipes de segurança do Tribunal, do Corpo de Bombeiros e da Unimed. A condução do comboio ficou por conta do grupo de pedal “100 Mimimi”.

Foto mostra mulher sorrindo em pé atrás de uma bicicleta com o braço esquerdo levantado e a mão formando um "v" com os dedos indicador e médio

Lara Nercessian, servidora e participante do Grupo de Pedal 100 Mimini

A servidora Lara Nercessian, diretora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-18, e organizadora do evento, disse que o balanço do pedal foi “totalmente” positivo. “Os ciclistas, alguns mais experientes e outros sem pedalar há tempos, alguns com bicicleta alugada, outros com bikes novinhas compradas para o evento, enfrentaram um desafio incrível. Então, você vê a garra e a determinação de cada servidor, magistrado, terceirizado, enfrentando sol, tempo seco, subidas, terra, poeira… um sucesso!”, destacou.

A jornalista Karla Jaime ressaltou a organização e a escolha do percurso que favoreceram a participação de pessoas de diferentes níveis de preparação e de faixa etária. “Foi maravilhoso, uma confraternização. No final, o pedal teve um nível técnico um pouco mais alto, exigente, então, missão cumprida!”, afirmou.

Foto colorida mostra oito homens usando calça ocre e camisa preta com as mãos cruzadas em frente ao corpo. Há também um homem vestindo um uniforme azul de bombeiro

Equipe de segurança do TRT a postos

Roger Molinari, diretor da Secretaria de Segurança Institucional e Transporte, e Mário Borges, servidor que participou da segurança do evento, ressaltaram a importante parceria com os órgãos de segurança e trânsito de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia. Segundo Mário, as tratativas iniciaram há cerca de dois meses com todas as instituições envolvidas. “Refizemos o percurso pelo menos cinco vezes e outras viagens com os órgãos parceiros para que tudo desse certo”, disse. “Só agradecer ao TRT pela excelente iniciativa para os servidores, magistrados e convidados”, afirmou.

Foto mostra homem branco com barba pedalando

Desembargador Paulo Pimenta concluiu os 50 Km

O desembargador Paulo Pimenta completou o percurso todo e disse já estar pronto para o próximo pedal. “Investir em saúde e no bem-estar dos servidores e magistrados do Tribunal não tem preço e o pedal seguro proporciona isso por meio da atividade física a integração de todos. Foi indescritível, maravilhoso e já estou com vontade de participar de mais!”, assinalou.

Imagem mostra ciclistas usando capacete e camisa amarela do Pedal Seguro pedalando em via

O presidente da Adial, José Garrote, um dos patrocinadores do evento, falou que o apoio ao Pedal Seguro dá extensão à parceria realizada com o Café Seguro: “vamos fazendo essa integração, inclusive com outras entidades, porque a vida não tem preço”.

Imagem feita por um drone mostra ciclista pedalando em via que fica no meio de um lago

Chegada ao condomínio Águas da Serra


Este ano o pedal contou com a participação de ciclistas profissionais, as irmãs Janildes e Márcia Fernandes e o atleta Bruno Bonfim. Janildes representou o Brasil em três jogos olímpicos e tem 26 títulos de campeã brasileira e mundial e Márcia é campeã pan-americana e brasileira. Já Bruno Bonfim é campeão brasileiro de paraciclismo. Todos os atletas têm o patrocínio da Coca-Cola. “É muito gratificante, desde criança estou envolvida com o ciclismo. Sou muito grata pelo que o esporte está me proporcionando”, ressaltou Janildes.

Imagem mostra os participantes do Pedal Seguro reunidos para foto. Alguns estão sentados e outros em pé

Parada pra foto antes do percurso final

Duas fotos aéreas mostra ciclistas em um ambiente árido do cerrado.

Ciclistas percorrem o cerrado árido

Esta segunda edição contou com o apoio institucional da Amatra-18 e da Asjustego, e patrocínio de diversas instituições como Coca-Cola Bandeirantes, Adiallog, Sindiposto, Minerva Foods, Adial – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás e Enec. O evento também teve  apoio da Agatra,  IGT, Condomínio Águas da Serra, D&M Produções Audiovisuais, senhor Ditinho, OAB/Casag, MPT – Ministério Público do Trabalho em Goiás, Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia, Polícia Militar do Estado de Goiás, Bombeiros Goiás, Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia, Grupo de Pedal 100 Mimimi e Prefeitura Municipal de Hidrolândia.

Galeria de fotos

FV/LN

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.