TRT-18 aparece em 2º lugar no Ranking da Transparência do CNJ em 2020, entre os Regionais do Trabalho

Glossário Jurídico

Entre os TRTs do país, o de Goiás é o segundo colocado no Ranking da Transparência 2020

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) aparece este ano em segundo lugar, entre os 24 TRTs do país, no Ranking da Transparência do Poder Judiciário. Os resultados da terceira edição do ranking foram divulgados na última terça-feira, 18/8, pelo ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal. O Regional goiano ficou atrás apenas do TRT da 20ª Região (Sergipe).

O ranking foi criado em 2018 e, desde então, o TRT-18 tem figurado entre os três mais transparentes no segmento da Justiça do Trabalho. Na avaliação do presidente do Regional de Goiás, desembargador Paulo Pimenta, “mais importante do que o segundo lugar dentre os tribunais trabalhistas ou mesmo o fato de o TRT-18 estar entre os três melhores nos últimos três rankings elaborados pelo CNJ, é ver que ao longo desse período melhoramos 10 pontos percentuais na avaliação, sendo que no último ano melhoramos 4 pontos, superando a marca de 90% de aproveitamento nos quesitos aferidos”.

Ele ressaltou que “essa evolução constante evidencia o amadurecimento de nosso tribunal, que assim segue angariando a confiança da população a que busca servir, mostrando-se transparente como ela espera. O desembargador Paulo Pimenta pontuou, por fim, que esse resultado é fruto do trabalho e dedicação coletivos de todas as magistradas, magistrados, servidoras e servidores e expressou o reconhecimento a todas e todos por parte da Administração do TRT-18.

O secretário-geral de Governança e Estratégia do TRT-18, Robnaldo Alves, também comemorou a posição no ranking. “Pela primeira vez, rompemos a barreira de 90%, o que garante 80 pontos no Prêmio CNJ de Qualidade deste ano, sendo que o total é 90 pontos para os Tribunais que atinjam 100% no ranking da Transparência, o que não ocorreu com nenhum dos Regionais Trabalhistas”.

Ao apresentar os dados da premiação do Ranking da Transparência 2020, o ministro Dias Toffoli lembrou que a classificação visa estimular os órgãos do Poder Judiciário a tornar disponível para a sociedade suas informações de forma clara e padronizada, facilitando o acesso dos cidadãos aos dados dos conselhos e dos tribunais, conforme estabelecido na Resolução CNJ nº 260/2018.

Itens avaliados

Os itens avaliados na premiação incluem desde informações como a divulgação de horários de atendimento ao público e levantamento estatístico sobre a atuação do órgão, dados relativos a licitações, íntegras de contratos firmados, rendimentos dos tribunais, entre outras informações tornadas disponíveis nos sites dos órgãos judiciais.

Nesta terceira edição, o CNJ fez alterações significativas nos itens usados para avaliar a transparência nos tribunais e conselhos e que faziam parte das portarias que regulamentavam as duas edições anteriores do Ranking. Na edição de 2019, foram avaliados mais de 140 itens, já na edição deste ano foram analisados 85. O objetivo é que o Conselho concentre seus esforços de avaliação da transparência nos tópicos de maior relevância.

Todos os órgãos do Judiciário participaram da avaliação, com o resultado do Ranking da Transparência 2020 sendo avaliado e chancelado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas do CNJ.

Comunicação Social do TRT-18, com informações do site do CNJ

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.