TRT de Goiás cede 886 equipamentos de informática para Universidade Federal de Goiás

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O advogado Eliomar Pires, o desembargador Paulo Pimenta e o reitor da UFG, Edward Madureira

A campanha UFGID – Solidariedade para Inclusão Digital-  recebeu da Justiça do Trabalho goiana 886 equipamentos entre computadores, notebooks e periféricos. A entrega foi feita pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Pimenta, ao reitor da UFG, Edward Madureira, na manhã desta segunda-feira (24/8), no prédio da Reitoria da Universidade e acompanhada pelo advogado Eliomar Pires Martins, presidente da Associação de Egressos e Egressas da UFG.

Os 534 microcomputadores, 101 notebooks e 251 periféricos (31 monitores e 220 teclados e mouses)  serão, junto a outros equipamentos recebidos durante a campanha, destinados pela UFG a estudantes de baixa renda da universidade, na modalidade de empréstimo de longo prazo, para que acompanhem as aulas no modo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), que terão início no dia 31/8.

O desembargador Paulo Pimenta ressaltou a importância da Campanha UFG ID: “Tenho certeza de que muitos dos alunos beneficiados por essa campanha no futuro farão a diferença na sociedade”. O reitor da UFG, Edward Madureira, agradeceu pelo gesto  do TRT e falou sobre o papel da educação e da ciência em momentos como esse, da pandemia de Covid-19: “Para qualquer crise que se apresenta, a saída se dá pela ciência, pela tecnologia, pela educação. Quantas pessoas tiveram suas vidas transformadas porque sentaram no banco de uma universidade. Todos que se dedicam e que conseguem passar por aqui mudam de vida”.

Edward salientou que o gesto do TRT mostra a compreensão que se espera dos gestores públicos, dos empresários e da sociedade em geral em relação ao papel da educação  e da ciência no país. “O TRT também tem nos proporcionado auxílio na pandemia de outras formas. Vários recursos de ações que foram convertidas em multa estão chegando à Universidade em diversas frentes, no Hospital das Clínicas, na testagem, e coloco à disposição do TRT a nossa capacidade de trabalho”, concluiu.

Paulo Pimenta, por sua vez, destacou a atuação da UFG durante a pandemia da covid-19, que tem dado suporte aos órgãos governamentais na tomada de decisões para enfrentamento da crise sanitária. “Espero que o Tribunal possa contar com esse trabalho da UFG no nosso processo de retomada gradual. A pandemia é que vai ditar o ritmo da nossa retomada e para aferir o ritmo da pandemia, precisamos ouvir a ciência, aqueles que estão estudando, que possam nos dar parâmetros para que gradualmente a gente possa ir retomando”, analisou o presidente do TRT.

Segundo ainda Pimenta, a destinação simboliza a responsabilidade social que todos temos que ter principalmente nesse momento que o país atravessa. “No momento em que mais se precisaria de investimento e incentivo à ciência, talvez estejamos, lamentavelmente, mergulhados num dos períodos de menor reconhecimento do papel da pesquisa e educação no Brasil. Cabe, então, à sociedade assumir esse papel e o que precisamos hoje é de mobilização”, assinalou o desembargador.

Equipe do TRT que trabalhou na separação e seleção dos equipamentos cedidos para a UFG

UFG ID

A Campanha UFG ID é realizada em parceria com a Associação de Egressos e Egressas da UFG e tem o objetivo de mobilizar a sociedade para contribuir com equipamentos eletrônicos ou doações financeiras para atender às necessidades educacionais de grande parte dos estudantes da UFG durante a pandemia. Segundo o advogado Eliomar Pires, a expectativa é que até o fim do mês a universidade receba cerca de 5 mil computadores. “O TRT dá um passo gigantesco para que esse sonho seja realizado e que esse exemplo seja seguido pelos alunos que passaram por aqui”, ressaltou.

As doações podem ser feitas pela conta Banco do Brasil  Ag: 1242-4 CC: 47.930-6 Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural  Cnpj: 01.517.750/0001-06 ou os equipamentos entregues no Centro de Manutenção de Equipamentos da UFG (Cemeq) – Câmpus Samambaia ou na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) – Câmpus Colemar Natal e Silva. No ato da cessão é necessário preencher um formulário.

Comunicação Social, com a colaboração da Reitoria Digital UFG

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.