Ejud 18 finaliza 2ª etapa do Programa de Formação de Conciliadores, Mediadores e Supervisores. Inscrições abertas até o dia 28/8

Glossário Jurídico

A Escola Judicial do TRT-18 vai finalizar, entre os dias 1º e 15 de setembro, a segunda etapa do Programa de Formação de Conciliadores, Mediadores e Supervisores. Desta vez, os participantes terão aulas on-line e realizarão dinâmicas relacionadas a temas como a moderna teoria do conflito, técnicas de conciliação e mediação, psicologia aplicada à conciliação, noções de cálculo trabalhista e elaboração de Ata e Fechamento de Acordo.

O evento é destinado a novos servidores que desejam atuar nos centros de conciliação e também aos atuais conciliadores que não participaram do Curso de Formação em 2017.

As aulas serão ministradas de 14h30 às 17h30 pelo aplicativo Google Meet e terão carga horária total de 20 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto no sistema de curso da Escola Judicial.

O objetivo da iniciativa segundo o desembargador Eugênio Cesário Rosa, diretor da Escola, é estimular, apoiar e difundir as práticas da resolução consensual de disputas, além de aumentar o índice de satisfação dos usuários da Justiça do Trabalho goiana “ao propiciar uma solução do conflito em audiência que leve em consideração não somente os aspectos jurídicos do conflito, mas também a lide sociológica, que envolve os aspectos psicológicos e os interesses subjacentes das partes”, ressaltou.

A formação ampla e continuada de magistrados e servidores nos métodos consensuais de solução de conflitos tem o fim de promover o verdadeiro acesso à Justiça e não apenas ao Judiciário. A ideia é capacitar os servidores a lidarem adequadamente com os aspectos subjacentes e extraprocessuais do conflito. Nesse sentido, serão acrescidos à capacitação técnico-formal exigida para a atuação do conciliador os saberes transdisciplinares.

O Programa

O programa compreende a formação inicial de novos conciliadores e a formação, prevista para o ano que vem, de supervisores (magistrados) para atuarem junto aos Cejuscs. A primeira etapa do curso foi realizada a distância entre 9 de março e 6 de abril, com carga horária de 34 horas. Já a primeira fase da segunda etapa foi realizada entre 17 e 20 de agosto pelo canal do TRT no Youtube quando foram promovidos 4 webinários sobre negociação de conflitos e conciliação. 

Na ocasião, foram abordadas a negociação de conflitos no contexto de fortes emoções, a visão sistêmica do direito e a solução pacífica do conflito na Justiça do Trabalho, a mediação e conciliação na prática, as possibilidades modernas e solução on-line de conflitos e a importância do Código de Ética do Conciliador e Mediador.

Confira aqui  a programação das aulas on-line.

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.