Vara do Trabalho de Catalão comemora 30 anos de instalação

Glossário Jurídico

A Vara do Trabalho de Catalão realiza no próximo dia 29 de setembro, às 18 horas, uma cerimônia em que comemora 30 anos de instalação. Na ocasião, a unidade prestará várias homenagens a pessoas que contribuíram para a qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho local, entre elas, o desembargador Paulo Pimenta, que atuou como titular na VT por mais de 15 anos, além de advogados, representantes dos trabalhadores e das empresas.

Segundo o juiz titular da Vara de Catalão, Armando Bianki, é uma justa homenagem a Paulo Pimenta, que tem uma relação muito próxima com a cidade e uma ligação emocional muito grande com a unidade. “Foi o Pimenta quem lutou pela construção da antiga e atual sede da VT, acompanhando todo o processo, desde a doação do terreno, até a transferência para o novo local, que já completa 10 anos”, salientou.

O desembargador Paulo Pimenta, ao falar de sua relação com Catalão, se emociona. “Ao chegar e começar a trabalhar e conviver na cidade, eu realmente me adaptei muito bem, gostei muito da região, e fiz ali muitos amigos, tanto entre os servidores que atuavam e que foram passando pela unidade, como com os advogados que militavam na ocasião. Fui constituindo minha família e criando muitos laços de amizade, o que fez com me decidisse a permanecer o máximo possível aqui”, ressaltou.

Para o desembargador, a Vara do Trabalho de Catalão sempre se preocupou em dar uma resposta rápida aos anseios das partes que procuravam o serviço da Justiça do Trabalho e “primou pelo bom relacionamento institucional com a sociedade, partes, advogados, e sindicatos da região, resultando numa convivência harmoniosa e de muito respeito”, concluiu.

História

A então Junta de Conciliação e Julgamento de Catalão foi instalada em 28 de setembro de 1987 e ainda pertencia à 10ª Região (DF). Nessa época, a unidade dividia um espaço no mesmo prédio em que funcionava a prefeitura e a câmara municipal. Em 1998, a VT passa a ter sede própria com a compra de um imóvel que foi reformado e adaptado para sediar a Justiça do Trabalho.

Após 10 anos, e mesmo com sucessivas adaptações e melhorias, o prédio já não atendia de forma satisfatória as necessidades da jurisdição, principalmente em razão do aumento da demanda. A construção da sede definitiva da VT foi possível, então, com a doação de um terreno pela prefeitura, central e ao lado do Fórum da Justiça Estadual, cuja edificação foi inaugurada em 2007 por ocasião do 20º aniversário da VT.

Demanda processual

A Vara do Trabalho de Catalão possui jurisdição sobre os municípios de Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora e Três Ranchos. A demanda processual vem aumentando significativamente nos últimos anos na jurisdição. Em 2016, a unidade recebeu 3.049 ações. Até o mês de agosto deste ano, foram ajuizadas 1.846 ações e solucionados 1.699 processos. A economia local conta com grandes indústrias como a Mitsubishi e as mineradoras Vale Fertilizantes e Niobrás, gigantes na extração de nióbio.

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.