TRT Goiás não reconhece direitos trabalhistas a gerente de jogo do bingo em Goiânia

Glossário Jurídico

Desembargador Eugênio José Cesário Rosa, relator.

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região entendeu que quando se trata de atividade ilícita, no caso a prática de jogos de azar, o contrato de trabalho é nulo. A decisão é da Primeira Turma, que manteve entendimento da juíza de 1º grau Rosa Nair Nogueira Reis e negou pedido de direitos trabalhistas a ex-gerente da empresa Planeta Center Diversões eletrônicas Ltda.

A decisão segue a orientação jurisprudencial 199 do TST, que diz ser nulo o contrato de trabalho celebrado para o desempenho de atividade inerente à pratica de jogo do bicho. A gerente da empresa alegou que o jogo do bingo é atividade tolerada pelo Estado e que a empresa até mesmo confessou que explorava jogos de azar, o bingo.

O relator do processo, juiz convocado Eugênio José Cesário Rosa, também considerou que os jogos de azar são proibidos pela Lei nº 3.688/1940. Ele sustentou que o fato de algumas autoridades permitirem a prática de certas contravenções penais “não serve como argumento válido para que a reclamante busque o reconhecimento do seu vínculo de emprego”.

Por outro lado, o relator disse que o vínculo até poderia ser reconhecido pelo princípio da primazia da realidade, entretanto, nesse caso em específico não se verificou a licitude do serviço da gerente. Ela era administradora do empreendimento e se responsabilizava pela custódia do dinheiro das apostas feitas nas máquinas de caça-níquel, tendo trabalhado em diversos estabelecimentos da empresa em Goiânia.

O relator concluiu que não há como dissociar o trabalho da gerente de sua finalidade torpe e dar-lhe efeitos jurídicos de relação de emprego lícita, sob pena de a Justiça do Trabalho estar estimulando o trabalho em atividades ilegais. Dessa forma, a gerente não teve qualquer direito trabalhista reconhecido após sua dispensa sem justa causa da empresa de bingos.

PROCESSO TRT – AIRO – 0001294-29.2012.5.18.0006

Lídia Cunha
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.