TRT adere ao movimento Abril Verde

Glossário Jurídico

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região aderiu ao movimento Abril Verde, que busca conscientizar e incentivar medidas que promovam a redução do número de acidentes do trabalho no país. Durante todo o mês, ficarão em destaque peças publicitárias da campanha nos vários meios de comunicação do TRT: internet, intranet, TV corporativa, redes sociais e rádio TRT Goiás. A escolha do mês de abril para ressaltar as iniciativas de prevenção de acidentes e promoção de ambiente seguro deve-se ao fato de que, no período, existem duas importantes datas que destacam o tema: 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde e 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Embora as estatísticas apontem redução de acidentes do trabalho no Brasil, o número de ocorrências ainda é alarmante. Em 2014, conforme dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho publicado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram registrados 704.136 acidentes relacionados à atividade laborativa. Houve uma redução tímida em relação ao ano de 2013, que contabilizou 725.664 ocorrências.

O maior número de acidentes por atividade econômica (CNAE) foi registrado na atividade de atendimento hospitalar (50.080), seguido das atividades de comércio varejista (23.630), administração pública (21.078), construção de edifícios (20.670) e transporte rodoviário de carga (17.676). Um dado importante apontado no estudo é o número de trabalhadores acidentados no trajeto, indo ou retornando do trabalho, que vem crescendo significativamente. Em 2003, esse número era pouco acima de 40 mil, já em 2014 chegou a quase 120 mil acidentes de trabalho por trajeto.

O desembargador Welington Peixoto, coordenador da Comissão Regional do Trabalho Seguro do TRT de Goiás, afirmou serem necessárias medidas visando alertar a sociedade e, com isso, promover a redução do número de acidentes. “É preciso que toda a população esteja envolvida e mobilizada para cobrar um ambiente de trabalho equilibrado e seguro”, comentou. O desembargador destacou que, além da campanha Abril Verde, para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, o Tribunal realizará palestra sobre o tema no dia 2 de maio de 2017.

Ouça abaixo os dois spots produzidos pela Rádio Web TRT Goiás para a divulgação da campanha Abril Verde:

Márcia Bueno
Seção de Imprensa – CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Rádio e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.