“Desafios da pessoa com deficiência na pandemia” é tema da próxima live às 14h desta quinta-feira, 19/11

Glossário Jurídico

O TRT de Goiás em parceria com o TRT da Paraíba promove a palestra “Desafios da pessoa com deficiência na pandemia”, com a psicóloga Ana Carolina Marega, especialista em avaliação psicológica clínica e institucional e com larga experiência no atendimento a pessoas com deficiência e seus familiares. A palestra virtual acontece na próxima quinta-feira, 19/11, às 14 horas, e será transmitida ao vivo pelo canal do TRT-18 no YouTube.

O evento é organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-18 e a mediação da live ficará por conta da psicóloga e servidora Marina Cançado.

Ana Carolina Marega é psicóloga, tradutora e intérprete de LIBRAS. Ela é deficiente há 16 anos, quando perdeu parte dos movimentos do corpo após um procedimento médico (hemiparesia). Especialista em Avaliação Psicológica Clínica e Institucional, Ana Carolina vai falar sobre os desafios da pessoa com deficiência na pandemia. A psicóloga trouxe uma crítica de que a pandemia colocou as pessoas diante de um comportamento de isolamento, sendo que as pessoas com deficiência, na verdade, já viviam nesse isolamento.

Para a psicóloga, a questão social antecede os demais desafios da pessoa com deficiência. “Muito embora existam cotas na legislação trabalhista que garantem direitos a pessoas com deficiência, isso não significa que elas estão incluídas. A gente não vê a inclusão também no campo científico. Por exemplo, a Psicologia, o meu ramo de atuação, nunca se abriu para incorporar, incluir algo além do esperado”, mencionou a psicóloga ao explicar que, no estudo do desenvolvimento e das relações humanas, as pessoas são colocadas em caixas, no que é esperado ao longo do desenvolvimento, e não se abre espaço para a pessoa ser o que é.

Segundo ela, o objetivo da live é trazer a provocação ao público sobre se nós, como sociedade, nos preparamos para incluir. “Antes de qualquer tópico a ser explorado nessa live, a gente tem uma questão de cada um, como sociedade, a respeito da inclusão e do olhar para as diferenças. Muitas vezes a gente fala de uma super ação que deve partir da sociedade como um todo, para olhar diferente, e não necessariamente da pessoa com deficiência em relação à sua deficiência”

Currículo

Ana Carolina Marega é graduada em Psicologia pela PUC-GO. Pós-graduada em Avaliação Psicológica Clínica e Institucional, pelo Incursos. Tradutora e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, pela Associação de Surdos de Goiânia. Pós-Graduanda em Linguística das Línguas de Sinais, pela Faculdade de Letras- UFG. Experiência em trabalhos voluntários com públicos variados como surdos, alunos com Síndrome de Down, dependentes químicos, alunos com alta e média inteligência. Também faz atendimento clínico às pessoas com deficiência, surdos e familiares.

Quer divulgar para seus contatos? Compartilhe a arte abaixo:

Desafios da Pessoa com deficiência na pandemia

Live: “Desafios da pessoa com deficiência na pandemia”
Data: quinta-feira, 19/11
Hora: 14h
Onde: canal do TRT-18 no YouTube

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.