TRT lança VI Corrida do Jubileu de Prata e homenageia atletas de Goiás

Glossário Jurídico
DSC_0155 (Copy)

Atletas goianos homageados pelo tribunal durante o lançamento da VI Corrida TRT Goiás

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região lançou na tarde desta segunda-feira, 19/10, a VI Corrida TRT Goiás, que este ano vai celebrar com a sociedade o aniversário de 25 anos do Tribunal. Na mesma oportunidade também foi lançada a II Corridinha Infantil, que tem como tema o combate à exploração da força de trabalho de crianças e adolescentes em Goiás. Durante o lançamento, vários nomes do atletismo no Estado de Goiás foram homenageados.

DSC_0057 (Copy)Ao abrir o evento, o presidente do tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, enfatizou em seu discurso que as corridas deste ano têm como propósitos a luta contra o trabalho infantil e a celebração da Justiça do Trabalho, uma justiça inteiramente devotada e vocacionada a uma causa social: a distribuição da justiça e a correção de injustiças. “Somos um país que escraviza suas crianças e seus adolescentes, que lhes impõe jornadas excessivas e extenuantes, trabalho forçado e maus-tratos. Precisamos e desejamos ardentemente mudar esse cenário. A VI Corrida e a II Corridinha Infantil do TRT servem para conscientizar a sociedade acerca dessa mudança, visam mostrar ao povo goiano que lugar de criança não é na rua, não é nos semáforos vendendo mercadorias nem em lugares perigosos e insalubres. É nas escolas, no aprendizado e nas atividades lúdicas”, ressaltou.

DSC_0081 (Copy)A desembargadora Iara Rios, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, salientou que a II Corridinha Infantil mostra o compromisso que o TRT18 tem com a causa. Ela lembrou que dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE revelaram que houve acréscimo no número de casos de trabalho infantil em Goiás. Além de conscientizar a sociedade para esse mal, esse projeto do TRT também tem como objetivo buscar parcerias na erradicação do trabalho infantil. Aldon Taglialegna lembrou a importante cooperação e parceria do Ministério Público do Trabalho, de sindicatos e associações nessa luta.

Inscrições

As inscrições para a VI Corrida TRT e II Corridinha Infantil já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Velox Sports (www.veloxsports.com.br). A corrida dos adultos, será realizada no dia 29/11, com largada às 8 horas da manhã, em frente ao tribunal, na avenida T-1. Haverá percursos de dez e de cinco quilômetros. A inscrição custa R$ 80,00. Já a prova das crianças acontecerá no dia 28/11, com largada às 9 horas da manhã, também em frente ao TRT-GO. Os participantes mirins pagarão taxa de R$ 30,00. Servidores e magistrados do TRT terão desconto.

Homenagens

Durante o lançamento da VI Corrida TRT e da II Corridinha Infantil, o tribunal homenageou seis atletas que vêm colecionando prêmios no atletismo goiano. São eles: Andrielly Lorrany Avelar, Rosilene Silveira de Jesus, Daiane Aguiar Barros, Gustavo Barros de Sousa, José Adriano Bispo de Araujo e Diullyann Dias e Silva. Eles receberam medalhas que foram entregues pelos integrantes da mesa do evento. Entre eles estavam representantes do TRT-GO, do Ministério Público do Trabalho, do Governo de Goiás, da prefeitura de Goiânia e de entidades ligadas ao esporte e do Bradesco, patrocinador oficial da corrida.

DSC_0133 (Copy)

Daiane Barros, uma das atletas homenageadas

Uma das homenageadas, Daiane Aguiar Barros, já participou de três edições da Corrida TRT. Ela foi campeã em 2013, nos dez quilômetros. Ela disse que espera estar no pódio novamente este ano e declarou estar muito feliz com o fato de o TRT perceber que o esporte é uma ferramenta muito importante para incentivar as pessoas a lutarem contra o trabalho infantil.

DSC_0038 (Copy)

Diullyann Silva, de apenas 12 anos, também foi homenageado

Outro atleta premiado e homenageado pelo TRT, o garoto Diullyann Dias e Silva, de 12 anos, disse estar muito contente com a homenagem do tribunal. O menino, da cidade goiana de Cachoeira Alta, revelou que começou a correr aos quatro anos, incentivado pelo pai, também esportista. Ele contou ainda que coleciona 132 medalhas, 4 troféus e duas bicicletas, dadas como premiação nos eventos de que já participou. O garoto confirmou que vai participar da Corridinha Infantil de 2015.

O treinador da Associação dos Guerreiros de Aço (AGUEA), que trabalha com atletismo e luta olímpica, José Adriano Bispo de Araújo, foi outro homenageado. Ele contou que está trazendo seis atletas para a corrida do TRT, sendo quatro homens e duas mulheres. “Jabá”, como é mais conhecido o treinador, disse que a iniciativa do TRT é muito bonita. “Precisamos muito de estímulos assim para que os atletas continuem treinando”, destacou.

DSC_0110 (Copy)

O técnico José Adriano Bispo de Araújo foi homenageado

A cerimônia terminou com a entrega de certificados aos atletas do TRT-GO que conquistaram medalhas na XIV Olimpíada Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho, promovida pela Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anastra). A edição 2015 do evento anual foi realizada em Goiânia e contou com participação de TRTs de todo o Brasil.

 

 

Wendel Franco
Seção de Imprensa/DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.