TRT Goiás realiza sua VI Corrida de rua neste domingo, 29/11, às 8 da manhã

Glossário Jurídico

Corrida Release

A VI Corrida TRT Goiás acontece neste domingo (29/11), às 8 da manhã, com largada em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia, localizado na Av. T-1, esquina com a Rua T-51, no Setor Bueno. No sábado (28/11) será a vez das crianças participarem da 2ª edição da Corridinha Infantil, com largada no mesmo local às 9 da manhã. O evento deste ano vai comemorar o jubileu de prata do TRT da 18ª Região, instalado no dia 30 de novembro de 1990. Durante o evento, o Tribunal vai manter um posto de arrecadação de água mineral para ajudar as vítimas da tragédia ocorrida na cidade de Mariana (MG), com o rompimento de duas barragens no início do mês de novembro.

A corrida é aberta a servidores, magistrados e população em geral, incluindo atletas profissionais. Os participantes vão competir nos percursos de 5km e 10km, nas categorias feminino e masculino, divididas entre público interno e externo, e subdivisões por idade, além de uma categoria especial para pessoa com deficiência. Já na corridinha infantil, vão participar crianças de 0 a 13 anos, no percurso que varia de 50 metros para o público “fraldinha” a 400 metros para a categoria infantojuvenil. O objetivo é incentivar o esporte e conscientizar a sociedade da importância do combate ao trabalho infantil.

Foram inscritas na II Corridinha um total de 500 crianças, sendo que 100 vagas foram destinadas para menores assistidos por projetos sociais, como as crianças da Guarda Mirim de Anápolis e de uma escola municipal de Senador Canedo.

O evento é uma realização da Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego), em parceria com o Banco Bradesco e apoio do TRT18.

Um pouco da história do TRT

A população goiana passou a contar com a Justiça do Trabalho no Estado a partir do dia 1º de maio de 1941, data em que foi oficialmente instalada a Justiça do Trabalho no Brasil e também instalada a Junta de Conciliação de Julgamento (hoje 1ª Vara do Trabalho) de Goiânia. Em 1960, foi a vez de Anápolis receber sua primeira Junta de Conciliação e Julgamento, inaugurada em 2 de agosto do mesmo ano. A partir de então, o Estado de Goiás abrigava duas JCJs, uma na capital e outra em Anápolis. Naquela época, as juntas de Conciliação de Goiás estavam jurisdicionadas ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, sediado em Belo Horizonte (MG).

A Lei nº 6.927/81 criou a 10ª Região da Justiça do Trabalho, sediada em Brasília-DF. A partir de então, a Justiça Laboral goiana foi desmembrada do TRT da 3ª Região e agregada ao Regional de Brasília, onde permaneceu até 1989, quando a Lei 7.873, de 9.11.89, criou a 18ª Região da Justiça do Trabalho, com sede em Goiânia e jurisdição em todo o Estado de Goiás. Nessa época, o Estado de Goiás já contava com 9 Juntas, sendo 5 na capital e 4 no interior.

Instalado em 30 de novembro de 1990, o TRT goiano teve como fundador e primeiro Presidente, por força de lei, o Juiz Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado e como primeiro Presidente eleito o Juiz Luiz Francisco Guedes de Amorim. Na data de sua instalação, a composição do Tribunal contava ainda com os seguintes juízes: Sebastião Renato de Paiva, Norton Ribeiro Hummel, Josias Macedo Xavier, Platon Teixeira de Azevedo Filho e Iaba-luza Guimarães de Mello.

Nesses 25 anos, as demandas pela justiça trabalhista cresceram muito no Estado e o TRT18 acompanhou essas mudanças, com o aumento no número de servidores e juízes e na quantidade de varas do trabalho. Em 1990, o Tribunal tinha apenas 9 varas do trabalho, hoje conta com 50 unidades judiciárias, sendo 18 Varas do Trabalho na capital, 30 Varas do Trabalho no interior, além de dois postos avançados de atendimento à população nas cidades de Iporá e Porangatu. Até o fim de 2015 o primeiro grau de jurisdição terá recebido mais de 90 mil ações e o segundo grau terá julgado cerca de 22 mil processos.

Evento: VI Corrida TRT Goiás
Local: Largada em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia. Av. T-1 esq. com Rua T-51, Setor Bueno.
Data e hora: domingo, 29/11, às 8 horas da manhã.

Evento: II Corridinha Infantil TRT Goiás
Local: Largada em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia. Av. T-1 esq. com Rua T-51, Setor Bueno.
Data e hora: sábado, 28/11, às 9 horas da manhã.

Contato:
Divisão de Comunicação Social e Cerimonial
(62) 3901-3238 / 3239 / 3390
Diretora Márcia Bueno – 9631-5782
Fabíola Villela – 9975-8903

Ouça a notícia veiculada na Rádio Web do TRT:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.