Semana Nacional da Execução Trabalhista começa nesta segunda-feira, 22/9

Glossário Jurídico

CartazA Semana Nacional da Execução Trabalhista começa nesta segunda-feira, 22/9, e vai até o dia 26 de setembro. Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com os tribunais regionais, o objetivo da semana é incentivar a solução de processos em fase de execução, especialmente por meio da conciliação. “Faça as contas, conciliação é a melhor solução” esse é o slogan da campanha do TRT de Goiás neste ano.

O secretário-geral judiciário do Tribunal, Marcos Antunes, afirmou que a efetividade na execução tem sido um desafio permanente da justiça do trabalho, por isso a importância do acordo na fase de execução. Ele também salientou que durante a Semana da Execução, Varas do Trabalho (VTs)da capital e do interior redobram esforços, tanto na utilização de medidas próprias para a execução, entre elas o Bacenjud e o Infojud, quanto no incentivo às conciliações.

Conforme dados da Secretaria-Geral Judiciária, 323 processos trabalhistas das VTs de Goiânia, que foram previamente triados, já estão agendados para tentativa de conciliação na próxima semana, além dos processos do interior e outros da Câmara Permanente de Conciliação. O usuário que queira agendar conciliação pode fazê-lo por meio do site do Tribunal ou nas respectivas varas do trabalho.

Taxa de congestionamento

O objetivo principal da Semana de Execução é resolver o maior número de processos em fase de execução, principalmente por meio da conciliação, e diminuir a taxa de congestionamento. Essa taxa mede a efetividade do tribunal em um período, levando-se em conta o total de processos antigos, também chamados residuais, os processos novos, e a resolução de processos naquele determinado período. Ou seja, quando não se dá vazão satisfatória à quantidade de processos pendentes de resolução no Tribunal, o congestionamento de processos aumenta.

O Setor de Estatística e Pesquisa do Tribunal informou que a taxa de congestionamento de processos em fase de execução do ano passado foi de 70,59%, e a de 2012 foi de 67,20%. A taxa de congestionamento de 2014 será divulgada no começo de 2015.

Leilão Nacional

No dia 24/9, quarta-feira, também está programado o leilão nacional da justiça do trabalho. Os horários e os locais da realização dos leilões e praças e a lista de bens a serem leiloados estão disponíveis no site dos leiloeiros cadastrados e no site do Tribunal.

Lista dos maiores devedores

O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás divulgou a lista dos 100 maiores devedores da Justiça do Trabalho no Estado. Juntos, eles devem R$ 325.496.846,60 a trabalhadores que tiveram o direito reconhecido em sentenças proferidas em 3.706 ações trabalhistas.

A expectativa para a Semana Nacional de Execução é de que as empresas que possuem a maior quantidade de processos não pagos venham ao TRT para solucionar as demandas.

Lídia Neves
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.